Brasil

Está sendo realizado o 10º Congresso da CONTAG

“Desenvolvimento sustentável com distribuição de renda e cidadania para os trabalhadores e trabalhadoras rurais”

 

 

Na terça-feira 10, foi realizada a cerimônia de abertura do 10º Congresso da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), com a presença de 3.150 delegados e delegadas de 27 Federações, representando a agricultura familiar de todo o país.

 

Compareceram, também, os ministros do Desenvolvimento Agrícola Sustentável, da Previdência Social e do Meio Ambiente, além de vários deputados e senadores de diversos partidos políticos.

 

Os presidentes das centrais CUT e CTB participaram da cerimônia junto a numerosas outras organizações sociais e delegações locais e internacionais, entre as quais destacamos a União Argentina de Trabalhadores Rurais e Estivadores (UATRE), por meio de Heriberto Francisco Serrizuela, secretário adjunto; Luisa Mele e Rosa del Carmen Díaz;  a União de Trabalhadores Rurais e Afins do Sul do País (UTRASURPA), do Uruguai, representada por Germán González e a UITA, com a presença de Barbro Budin, da secretaria geral em Genebra, e Gerardo Iglesias, secretário regional para a América Latina.

 

Após uma representação simbólica da riqueza e da variedade dos produtos da terra, diversos integrantes da mesa fizeram uso da palavra gerando vários momentos de profunda reflexão e também de grande entusiasmo, os quais iremos contando nos próximos dias.

 

O Congresso continuará até sábado 14, quando, terminados os debates, será processada a eleição da nova direção da CONTAG.

 

A CONTAG é a maior organização sindical mundial de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Foi fundada em 22 de dezembro de 1963 no Rio de Janeiro. Naquela época era composta por 14 federações e 475 sindicatos de trabalhadores rurais. Hoje são 27 federações que reúnem cerca de 4 mil sindicatos e 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do campo.

 

 

Em Brasilia, Carlos Amorín

Rel-UITA

13 de março de 2009

 

 

 

Fotos: Lucía Iglesias

Más Información

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905