Ginebra - Mar del Plata | SINDICATOS | UITA

Galerías

Clausura

Paneles

Socialización

Talleres

Instalación

Em diálogo com  Norberto Latorre

 

Presidente do Comitê Mundial
do Grupo HRCT e novo presidente
do Comitê Executivo

Latino-Americano da UITA

 
A opinião é unânime: Norberto - como é chamado por todos-
 é um grande cara.
 Um companheiro que se destaca por sua capacidade  de gestão e por sua atitude solidária e fraterna. Um dirigente que, em nossa Internacional, está consolidando um magnífico trabalho, com um amplo apoio.
  

-Em outubro você foi reeleito presidente do Comitê Mundial do Grupo HRCT da UITA ...


-Eu aceitei a reeleição, porque acredito que tivemos um balanço positivo durante a administração anterior, que permitiu, entre outras coisas, uma maior coesão entre as várias importantes organizações e, além disso, porque consolidamos um grupo de dirigentes que hoje desempenha um firme papel de protagonista.

 
Por outro lado, cresceu o número de filiados que tínhamos em 2006, quando fomos eleitos na Conferência de Buenos Aires.

 
Sabemos que ainda há muito que fazer; o turismo cresce exponencialmente em todo o mundo, mas em muitos países, este crescimento não está sendo acompanhado equilibradamente pela presença das organizações sindicais.
 Aliás, em alguns países, podemos contar nos dedos a quantidade de sindicatos.

 
Portanto, neste novo período teremos ainda mais trabalho.
 Teremos que identificar em quais países vamos priorizar nossas ações e diante de quais transnacionais.

 
-Uma coisa a destacar é a crescente participação na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Organização Mundial do Turismo (WTO) ...

-Estou convencido de que os sindicatos têm que estar em todos os cenários onde se discutam assuntos que lhe são inerentes. A UITA não pode ficar ausente dos eventos da OIT ou da OMT. Devemos participar e utilizar essas tribunas para visibilizar nossa problemática e nossas legítimas aspirações.

 
Da mesma forma, devemos oferecer toda a nossa solidariedade para aquelas organizações que estão com problemas.
 Um exemplo disso tem sido a Missão da UITA e do Comitê HRCT para a Tunísia. Lá, foi realizada uma reunião com a participação de vários países da região que lutam pela democracia e que estão construindo um sindicalismo que represente os interesses dos trabalhadores, rompendo com as velhas estruturas ligadas a processos ditatoriais. Esta missão, que foi uma idéia da Secretaria Regional da América Latina, foi para muitas organizações a melhor maneira de nos apresentar, de mostrar a capacidade solidária e militante da UITA.

 
- E agora, eleito Presidente do Comitê Executivo Latino-Americano da UITA ...

- Sim, outro desafio que assumi na Conferência que foi uma das melhores atividades da UITA das quais participei. Foi muito emocionante participar das cinco oficinas organizadas, onde nossos dirigentes de toda a Região estavam ali, participando ativamente, coordenando os debates.

 
Foi um exercício democrático exemplar, ao qual há que se somar o clima de fraternidade, de respeito e de alegria que reinou. Porque, apesar de tantos problemas, de tanta injustiça e de tanta repressão, a Regional vem crescendo em quantidade e qualidade, e isso ficou claro na XIV Conferência.

 

 

Gerardo Iglesias

Rel-UITA

7 de dezembro de 2011

 

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 + INFO

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905