Argentina

Galerías

Clausura

Paneles

Socialización

Talleres

Instalación

Em diálogo com  Norberto Latorre

 

Uma Conferência diferente

e mais do que positiva

 

As oficinas, por setor de atividade, realizadas durante a XIV Conferência Regional da UITA, imprimiram uma nova dinâmica de trabalho. As oficinas foram: HRCT (Turismo e Serviços); Alimentação, Carne e Pesca; Lácteos; Bebidas e GPTA (Agricultura e Afins).

 

Cada uma dessas oficinas foi moderada pelos dirigentes sindicais responsáveis por cada setor ou das federações setoriais.

 

O Sirel dialogou com Norberto Latorre, Secretário de Finanças da União dos Trabalhadores do Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA) e presidente do Comitê Mundial HRCT da UITA, que foi o moderador da oficina desse setor.

 

"Esta dinâmica horizontal vivenciada nas oficinas de trabalho permitiu, entre outras coisas, que os participantes apresentassem os problemas pontuais       que as suas organizações enfrentam em seus respectivos países, disse Latorre.

 

Desta forma, conseguimos ter mais clareza sobre a situação do setor HRCT na América Latina –comentou- o que nos permitirá focar em ações que visem resolver os conflitos de forma mais eficaz e realizar progressos no sentido do Trabalho Decente em um setor que tem muitas carências em suas condições de trabalho, incluindo a falta de liberdades sindicais.

 

Como presidente do Comitê Mundial HRCT da UITA, continuou Latorre, um dos meus principais objetivos é atrair novas organizações para a Internacional na América Latina. Este é um dos setores mais fracos neste sentido e, portanto, a partir desta Conferência acho que as coisas começarão a mudar para melhor".

 

Perguntado sobre como ele avalia os resultados da XIV Conferência, Latorre, eleito presidente do Comitê Executivo da América Latina da UITA, assim se expressou: "Não foi só o número de participantes, um recorde de presença, foi um acontecimento muito ativo, diferente dos anteriores.

 

A conferência foi marcada por um trabalho horizontal, dando aos delegados e delegadas total liberdade para apresentarem os problemas que enfrentam diariamente em seus sindicatos e nas empresas onde trabalham.

 

Então, no geral, posso dizer que foi uma Conferência mais do que positiva", concluiu.

  

 

Em Mar del Plata, Amalia Antúnez

Rel-UITA

22 de novembro de 2011

 

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 + INFO

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905