Brasil

1º de Maio no Brasil

 

 

1º de Maio,

día do trabalhador

 

 

O “Primeiro de maio” é comemorado em quase todos os países, menos nos Estados Unidos, onde foi gerado o fato para esta data através dos trabalhadores mortos em Chicago. No dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes.

 

Ao quarto dia de manifestações explodiu uma bomba entre a multidão matando dezenas de trabalhadores e alguns polícias. Deste incidente resultou a prisão de oito líderes do movimento. Quatro foram condenados à morte por enforcamento e os restantes a prisão perpétua.

 

Hoje no Brasil do mundo moderno, estamos voltando novamente ao ano de 1886 justamente por continuarmos na mesmo luta que é a redução da jornada de trabalho.

 

No mundo de hoje, com alta tecnologia, a necessidade da redução de trabalho é tanto ou maior que as necessidades daquela época, pois comprovadamente as situações das fábricas atuais são muito piores que as antigas. O ritmo de trabalho implantado hoje é 50 vezes maior que o ritmo existente em 1886 ano, em que foram enforcados os mártires. Este ritmo de trabalho de hoje, a cada dia vem causando centenas de mártires, que morrem pelas largas jornadas e ritmo insuportável de trabalho dentro das fábricas.

 

A luta pela redução da jornada de trabalho é tão necessária quanta aquela desencadeada pelos trabalhadores em 1886.

CONTAC

2 de maio de 2008

 

Confederação de Trabalhadores na Industria da Alimentação (CONTAC)

  

 

 Sección Especial:  1º de Mayo

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905