Honduras

  Galería Fotográfica

3ª Reunião do Comitê Executivo da FELATRAC

“Acumular e articular forças, definir e desenvolver estratégias”

 

  

Avaliar o caminho percorrido e identificar novas estratégias para continuar crescendo e fortalecendo o trabalho desenvolvido nestes anos, foram os objetivos da 3 ª Reunião do Comitê Executivo da FELATRAC, realizada no dia 22 de agosto próximo passado, em Honduras.

 

Fundada em 07 de maio de 2008, em Buenos Aires, Argentina, a Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC) não parou de crescer e de atuar em defesa dos interesses dos trabalhadores da Coca-Cola na região.

 
"Após dois anos de sua existência, a FELATRAC não é apenas uma realidade, mas também uma necessidade que todos os sindicatos do setor reconhecem como sendo uma ferramenta essencial, que precisa ser continuamente fortalecida com vistas ao futuro", disse o secretário-geral da Regional Latino-Americana da UITA, Gerardo Iglesias, durante a apresentação inaugural do evento.

 
Depois de
expressarem sua solidariedade com a justa luta do povo hondurenho, os delegados dos sindicatos de doze países da América Latina analisaram a situação de cada país, no que diz respeito à sua relação com a Coca-Cola.

 
Também "foi revisada a agenda que a FELATRAC levará para a reunião com a Coca-Cola Company, em Atlanta, Estados Unidos, em outubro próximo, e aprovada a formação definitiva do Comitê Executivo", explicou Pablo Quiroga, secretário-geral da FELATRAC.

 
A atividade recebeu as calorosas saudações do Conselho Diretor e dos delegados das diferentes seccionais do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS) e da Cervejaria Hondurenha (SABMiller)

 
“Nós estivemos na mesma situação que vocês vivem em seus países, e buscamos a forma de combater a precarização do trabalho”.

 
Neste sentido, nos unimos ao trabalho que vem sendo feito pela UITA, do qual todos vocês já estão participando. Temos de estar unidos e articulados, porque as conquistas que não são defendidas, são conquistas perdidas", disse Neptalí Castro, secretário-geral do STIBYS.

 
Com 64 sindicatos, em onze países da Região, a FELATRAC é hoje um instrumento para “articular forças, definir e desenvolver estratégias a partir da unidade de ação”.


É uma resposta a uma conjuntura que deixa o movimento operário fraco, em muitos dos nossos países, e que pode ser explicado através de sua confusão ideológica, sua desorientação programática e sua dispersão organizacional “, concluiu Iglesias.

 

                                                    

Em Tegucigalpa, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

7 de setembro de 2010

 

 

 

 

 Fotos: Giorgio Trucchi

 

Galería Fotográfica

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905