Brasil

Trabalhadores rurais fazem protestos

em postos da Previdência

 

Trabalhadores rurais de pelo menos 12 Estados realizaram ontem manifestações em postos de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segundo a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

 

De acordo com a entidade, em pelo menos seis Estados --Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Piauí-- houve invasão dos trabalhadores aos postos.

 

O protesto tinha como objetivo reivindicar maior agilidade no atendimento aos agricultores e a aprovação do projeto de lei 6.852/2006, que regulariza questões ligadas aos direitos trabalhistas dos agricultores.

 

O projeto de lei, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, aborda a aposentadoria de trabalhadores que não têm vínculo formal de emprego, salário-maternidade para a trabalhadora rural, entre outros pontos.

 

O ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que houve várias manifestações em frente às agências do INSS do país, mas que não houve invasões aos prédios.

 

O órgão declarou que apenas na cidade de Juazeiro do Norte (a 528 km de Fortaleza) 13 manifestantes chegaram a entrar no prédio apitando, mas saíram em seguida.

 

O Ministério da Previdência Social confirmou manifestações ao menos em frente a agências de Pernambuco, Ceará, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí e Goiás.

 

Cíntia Acayaba

José Eduardo Rondon

Renata Baptista

Agência Folha

25 de abril de 2007

 

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905