Brasil    HRCT

    GALERÍA

VIII Congresso Nacional da CONTRATUH

“O movimento sindical

deve se preparar para

enfrentar uma grande luta”

Participação do senador Paulo Paim

  

Um momento de destaque no encerramento do VIII Congresso

 foi a intervenção do senador Paulo Paim,

 amigo e companheiro da “casa”

 

Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente da CONTRATUH, apresentou Paim como um “parceiro de todas as horas, um companheiro comprometido com a luta da classe trabalhadora sem importar bandeiras”.

 

Paulo Paim, operário metalúrgico, em 1981 foi presidente do Sindicato de Metalúrgicos de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. Fundador, secretário geral e vice-presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), foi eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 1985.

Está sendo preparada uma grande reforma cujo objetivo é provocar um grande retrocesso dos direitos dos trabalhadores e uma maior terceirização e precarização do trabalho.

 

“Desde que cheguei à Câmara sempre tive claro que eu estava ali para defender os interesses dos trabalhadores e que nunca esqueceria a minha origem sindical. Sou um sindicalista que está no Parlamento, e isto eu tenho muito presente”.

 

Paim se caracterizou por defender as justas reivindicações do movimento sindical e, em mais de uma vez, essa prática o colocou em posições complicadas dentro do seu Partido.

 

Nas últimas eleições, quando as pesquisas o posicionavam em terceiro lugar, Paim recebeu o apoio de muitas organizações sindicais. “Quero lhes dizer que o seu apoio foi fundamental. Moacyr e uma maravilhosa equipe de companheiras e companheiros desceram até o Rio Grande do Sul. Essa ação, e a de outras queridas organizações, me levaram a ser eleito em primeiro lugar com uma formidável diferença do candidato que ocupou o segundo posto”, enfatizou o senador. 

 

Por último, advertiu: “Quero lhes dizer que virão tempos complicados para a classe trabalhadora. Não direi nomes, mas sei muito bem que está sendo preparada uma grande reforma tendo por objetivo provocar um grande retrocesso nos direitos dos trabalhadores e uma maior terceirização e precarização do trabalho. O movimento sindical deve se preparar para enfrentar uma grande luta”, sentenciou.

 

 

    GALERÍA

Moacyr Roberto Tesch, presidente da CONTRATUH e Pablo Paim, senador do PT

Em Brasilia, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

17 de dezembro de 2012

 

 

 

 

Foto: André Gustavo

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905