Argentina   LÁCTEOS

     

Quem quiser ouvir que ouça

Comunicado da ATILRA

 

 

 

 

Comunicado

 

Quem quiser ouvir que ouça

 

Alguns setores da indústria tentaram jogar os produtores de leite contra os trabalhadores, alegando que não podiam melhorar o preço da matéria prima recebida devido aos elevados custos gerados pelos salários pagos aos trabalhadores e porque ainda havia as contribuições feitas ao sindicato.

 

A este respeito, devemos deixar totalmente claro que:

 

1)    A porcentagem de incidência do custo total da mão-de-obra, com respeito ao custo dos produtos na atividade, em torno de 12 por cento, tem se mantido estável desde aproximadamente 10 anos atrás.

 

2)    A Indústria, há dez anos atrás, processava aproximadamente 8,5 bilhões de litros de leite anuais e na atualidade processa cerca de 12 bilhões. A quantidade de operários utilizados pela indústria na atualidade não difere do número de trabalhadores que empregava há dez anos, o que denota um melhoramento de 30 por cento em sua produtividade com relação ao custo da mão-de-obra.

 

3)    O que foi expressado nos pontos 1) e 2) demonstra que as melhorias salariais e os benefícios obtidos pelos trabalhadores, seja de forma direta nos salários e nas condições de trabalho, seja indireta por meio de contribuições à entidade sindical, que está a serviço dos seus filiados, não é senão a manutenção do percentual de distribuição de riqueza da atividade, que se mantém há já uma década.

 

4)    Existem indústrias, principalmente algumas de grande magnitude, que mantêm dificuldades preexistentes há mais de uma década, quase duas, das quais não se pode imputar nenhuma responsabilidade, nem aos trabalhadores nem aos produtores de leite, mas que estas situações são consequência dos desacertos em decisões estratégicas, tomadas à época, o que lhes gerou sérios problemas econômicos e financeiros, subjazendo na atualidade condições que não têm nada que ver com o custo de mão-de-obra ou da matéria prima.

 

5)    Inversamente, existem também, por outro lado, importantes empresas de laticínios cujo uso racional dos recursos, somado a uma bem cuidada administração, são altamente rentáveis e se encontram fora de todo tipo de risco. Entretanto, ao se verem favorecidas por uma política restritiva dos preços da matéria prima estabelecidos por estas empresas já bastante endividadas, que são formadoras de preços para o produtor de leite, estas empresas optam por não melhorar sua oferta o que lhes permite aumentar ainda mais as suas margens de lucro.

 

6)    A obtenção em negociações coletivas, por parte da ATILRA, de contribuições da indústria destinadas ao sindicato para serem utilizadas em benefício dos afiliados, foram legitimamente obtidas, negociadas livremente e decididas com as câmaras empresarias dentro das previsões estabelecidas na lei 14.250. Seu âmbito de legalidade e de formalidade foi revisado pela autoridade de aplicação, homologado e devidamente publicado no Boletim Oficial. Tais recursos não são dilapidados nem dirigidos em benefício de alguém em particular, mas se destinam a serviços vitais para os trabalhadores e suas famílias, como é a questão da saúde. Não podemos esquecer que, quando a atual direção passou a se responsabilizar pelos destinos da organização, somente em termos de prestações médico-assistenciais nossa obra social devia mais de sete milhões de dólares, produzindo-se não apenas uma situação de quebra no numerário, como também, o que é mais grave, nossos beneficiários, trabalhadores da indústria, ficando em uma situação indefensa no que se refere à saúde.

 

Os industriais sabem perfeitamente que lhes seria impossível oferecer saúde aos nossos beneficiários apenas com as contribuições ordinárias recebidas pela obra social; eles têm plena consciência que um casal de jovens, com 2 filhos, está contribuindo com cerca de 2 mil pesos mensais, pagamento antecipado por obter serviços similares aos nossos.

 

Grande parte das contribuições extraordinárias são usadas para complementar serviços de saúde, mas também para formar e capacitar os trabalhadores da indústria. Sabem muito bem os empresários, que nos encarregamos da saúde de muitos trabalhadores e de suas famílias mesmo sem receber de seus empregadores a contribuição correspondente que muitos afirmam fazer.

 

Finalmente, a correta utilização dos recursos permite à nossa organização colocar parte da contribuição na sociedade em apoio à cultura, ao esporte e em atividades solidárias, já que a ATILRA entende que, como sindicato representante de trabalhadores bem pagos, tem a obrigação de projetar-se na comunidade da qual formam parte os seus filiados.    

 

Para concluir: apoiamos as legítimas aspirações dos produtores de leite, que não se chocam com os interesses dos trabalhadores de laticínio, acreditamos firmemente no rumo político, econômico e social deste governo do qual nos sentimos parte, e não renunciamos ao direito de exigir o que a nós, trabalhadores de laticínios, é devido.

 

 

CONSELHO DIRETIVO NACIONAL

ATILRA

 

ATILRA

Asociación de Trabajadores de la Industria Lechera de la República Argentina

10 de agosto de 2012

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905