Colombia

Nota enviada pela Rel-UITA ao Presidente Uribe

 

 

Regional Latino-Americana
União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação,
Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (Rel-UITA)


   

Comitê
Executivo
Latino-Americano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colômbia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colômbia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Montevideu, 03 de setembro de 2009

 

 

Exmo. Presidente da Colômbia
Dr. Álvaro Uribe

Palácio de Nariño

Bogotá – Colômbia

 

 

Excelentíssimo Senhor Presidente,

 

Nossa Internacional transmite à Vossa Excelência a mais profunda preocupação e repúdio diante da situação antisindical vivida pelas fazendas Doña Francia, Santamaría del Monte e El Chispero, propriedades de JAIME ALBERTO ORTIZ FRANCO.

 

Este empresário, além de tudo, tenta ignorar os acordos feitos na última CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO assinada pelo SINTRAINAGRO e pela Comissão Negociadora nomeada pelos empresários integrantes da AUGURA, dia 29 de maio próximo passado.

 

Nós da UITA, assim como um importante grupo de empresários bananeiros de Urabá, estamos concentrados no estudo e implementação de um “Selo de Qualidade Social”, mediante o qual se reconheça que a produção de bananas desta região é feita em condições de “Trabalho Decente” e que o consumidor seja informado de que todos os trabalhadores e trabalhadoras estão protegidos pela Convenção Coletiva de Trabalho.

 

Nossa proposta implica diferenciar esta produção de outras da região latino-americana, onde a maioria dos trabalhadores não está sindicalizada e carece dos benefícios sociais e econômicos abrangidos por uma Convenção Coletiva.

 

A complicada situação nas fazendas do senhor JAIME ALBERTO ORTIZ FRANCO joga por terra muitos anos dedicados à construção do diálogo social nas relações trabalhistas da região, reconhecidas como modelo pela própria Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Por esta razão, estamos preocupados com a situação das fazendas do senhor JAIME ALBERTO ORTIZ FRANCO e não podemos permitir que a sua atitude antisindical e antidemocrática manche a imagem e a potencialidade que esta fruta urabaense possui no exterior.

 

A UITA pretende continuar apostando na certificação da fruta de Urabá e aprofundar as conquistas sociais, resultado do diálogo construtivo e maduro entre o Sindicato e a maioria dos empresários.

 

Senhor Presidente, a UITA solicita a urgente intervenção de Vossa Excelência, para que não prosperem as políticas antisindicais, contrárias ao espírito e alcances da CONVENÇÃO COLETIVA VIGENTE, por culpa do senhor ORTIZ FRANCO. A intervenção de Vossa Excelência nos permitirá continuar trabalhando sem sobressaltos para colaborar com aquelas iniciativas que perseguem o bem-estar de todos e todas nesta sofrida região de Urabá.

 

Respeitosamente,

 

 

 

Gerardo Iglesias

Secretário regional UITA

 

 

 

c/c

Ministério da Proteção Social | OIT | CUT | UITA - Genebra | AUGURA | UNAC | SINTRAINAGRO

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

                  4 de setembro de 2009

 

 

 

 

Más Información

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905