Colômbia

SINTRAINAGRO - “Bananas Amargas”

Violação do Convênio Coletivo e Perseguição sindical

 

Uma importante delegação sindical do SINTRAINAGRO, da UITA e da CUT, foi recebida pelo Ministério da Proteção Social.


No dia de ontem (26), o Dr. Ricardo Andrés Echeverry López, Vice-ministro de Relações Trabalhistas do Ministério da Proteção Social, recebeu a Comissão Sindical integrada por Tarsicio Mora Godoy, presidente da CUT; Guillermo Rivera Zapata, Presidente do SINTRAINAGRO; José Luis Flores Pájaro, fiscal do SINTRAINAGRO Seccional Apartadó e Luis Alejandro Pedraza Becerra, da UITA – UNAC.

 

Na audiência a CUT, a UITA e o SINTRAINAGRO mantiveram a denúncia sobre a perseguição sindical e violação da Convenção Coletiva cometidas pelo senhor Jaime Alberto Ortiz Franco, proprietário das fazendas Doña Francia, Santamaría del Monte e El Chispero.

 

Também foi abordada a situação de violação do direito à associação denunciada pelo SINTRAINAGRO Seccional Ciénaga – Magdalena, com respeito à política da Banasan, empresa produtora e exportadora de bananas, cujo proprietário é o senhor Eduardo Diazgranados Abadía.

 

O Vice-ministro de Relações Trabalhistas entrou em contato imediatamente com os empresários denunciados e os convocou, com urgência, para uma reunião em Bogotá, na próxima quarta-feira 2 de setembro.

 

Chama a atenção que o gabinete de assuntos coletivos do Ministério já tenha convocado os empresários para uma primeira audiência, à qual se negaram a comparecer. Nesta oportunidade, em diálogo direto com o Vice-ministro, assumiram o compromisso de que estariam presentes.

 

A comissão sindical divulgou a campanha nacional e internacional que conjuntamente preparam a CUT, a UITA, a UNAC e o SINTRAINAGRO, entregando cópia da denúncia intitulada “Bananas Amargas”. Também foi anunciado que, se não for encontrada uma solução na próxima reunião com os empresários, será ativada a campanha juntamente com a paralisação das atividades nas fazendas em conflito.


 

Em Bogotá, Luís Alejandro Pedraza

Rel-UITA

31 de Agosto de 2009

 

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905