Brasil

“Prioridade são as eleições”,

afirma Carmen Foro

Carmen Foro

 

De acordo com a nova vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Helena Ferreira Foro, a transição de chegada da nova diretoria será marcada pela luta visando a reeleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “A primeira missão da nova diretoria da CUT será fazer muita campanha”, destacou a dirigente, lembrando que a decisão foi tomada durante o último Congresso Nacional da Central, o Concut. A nova vice-presidente da CUT, atual coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, tomou posse na última quarta-feira (2).

 

A nova direção da CUT para a gestão 2006/2009 será encabeçada pelo eletricitário Artur Henrique da Silva Santos, da Articulação Sindical (ArtSind). Outro militante dentro da CONTAG que faz parte da nova diretoria da CUT é o sindicalista Antônio Bandeira, que ocupa a Secretaria de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Ceará (Fetraece). Segundo Carmen Foro, Antônio Bandeira vai compor a executiva nacional e liderar a articulação política entre CONTAG e CUT. A direção da CUT é formada por 32 dirigentes e seis membros que compõem o conselho fiscal.

 

Prioridades


Após as eleições, a CUT realizará o planejamento estratégico, que acontece em novembro com a participação de toda a direção da Central, onde a atuação da nova diretoria será discutida. Segundo Carmen Foro, os eixos de trabalho prioritários serão salário, emprego, políticas públicas e desenvolvimento. Logo após eleições, entre o final de novembro e início de dezembro, está confirmada também outra ação de destaque da CUT, a Marcha do Salário Mínimo

 

Trabalhadoras


Carmen Foro destacou a importância do fortalecimento na relação campo e cidade, onde a nova diretoria da CUT trará o tema para o centro das discussões, com a aproximação da luta dos trabalhadores urbanos e rurais. “Sinto-me muito honrada por assumir esse espaço político, que me coloca nesse imenso desafio. Estar na vice-presidência da CUT também significa ter um compromisso a mais e reforçar o meu compromisso com a luta das trabalhadoras, dessa vez não mais só das trabalhadoras rurais, mas as trabalhadoras brasileiras. Vamos fazer tudo para honrar essa confiança depositada. Creio que a luta do conjunto da classe trabalhadora sairá muito fortalecida com a recuperação de um espaço político importante, ao ocupar novamente a vice-presidência. Nesse caso, por uma trabalhadora, mas que historicamente já tinha sido em outro momento ocupado por um trabalhador rural”, explicou Carmen Foro.

 

 

Arnaldo Júnior

Agência Contag de Notícias

8 de agosto de 2006

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905