Perú INBEV

  Trabalhadores da cervejaria transnacional InBev em greve por tempo indeterminado

 

A FNT-CGTP-ABA  apresentará uma ação contra a empresa

por violação da liberdade sindical

 

 

 

 

 

 

COMUNICADO

 
  Trabalhadores da cervejaria transnacional InBev em greve por tempo indeterminado
 

 
A FNT-CGTP-ABA  apresentará uma ação contra a empresa

por violação da liberdade sindical


A InBev é uma empresa belgo-brasileira. É a maior fabricante por volume de cerveja do mundo. Emprega cerca de 77.000 funcionários e está sediada em Leuven, Bélgica.
 
Os 382 trabalhadores filiados ao Sindicato Unitário Nacional dos Trabalhadores da Companhia Cervejaria AmBev Peru S.A.C., que trabalham nas fábricas de produção localizadas nas cidades de Sullana, Piura, Huachipa e Lima, a partir da segunda-feira 10 de outubro deste ano se declararam em greve geral por tempo indeterminado, diante da inaceitável proposta econômica apresentada pela empresa, como solução para a pauta de reivindicações dos seus trabalhadores.
 
A autoridade do Ministério do Trabalho e Promoção do Emprego decidiu legalizar a greve diante do cumprimento dos requisitos para o exercício desse direito por parte da organização sindical.
 
No entanto, a empresa transnacional vem atacando e vulnerabilizando o exercício da Liberdade Sindical e, portanto, o direito à greve, ao cobrir os postos de trabalho dos grevistas com trabalhadores contratados, inclusive obrigando-os a cumprir uma jornada maior do que a normal.

 
Mesmo cumprimentando a ação do Ministério do Trabalho, devemos ser claros: enquanto não forem mudadas as leis trabalhistas impostas pelo governo ditatorial e corrupto de Fujimori, pouco poderá ser feito para que sejam respeitados os direitos fundamentais dos trabalhadores.
 
Portanto, a Federação do Setor de Alimentos e Bebidas FNT-CGTP-ABA
 denunciará este fato ao Comitê de Queixa Sindical, visando à mudança das leis trabalhistas no Peru.
 
O SUNTAMBEV está coordenando uma ação sindical, através de sua Federação Setorial, da CGTP e da Rel-UITA, para que esta transnacional, líder no mercado mundial, conceda aumentos salariais dignos a seus trabalhadores.
 
As empresas transnacionais têm o dever moral e ético de cumprir as normas de trabalho e os direitos fundamentais do país onde operam.
 
 

 

CGTP-ABA - Confederação Geral de Trabalhadores do Peru
Setor Alimentos, Bebidas e Afins 

 

 

Rel-UITA

              19 de outubro de 2011

 

 

 

Foto: CGTP-ABA

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905