Brasil

Rio Grande do Sul

Chapa única da FETAG conquista

 95,2% dos votos

 

 

Nem mesmo o forte calor registrado na quarta-feira (3) em Porto Alegre foi suficiente para afastar os 825 delegados, que participaram do Congresso Eleitoral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG).

Desse total, 786 votaram sim à nova diretoria, que tem à frente Elton Weber e Sérgio de Miranda na vice-presidência, o que representa 95,2% de aprovação, contra 26 não, sete nulos e seis em branco. A chapa de consenso reúne lideranças das 22 Regionais Sindicais em 349 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em 452 municípios. A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 28 de fevereiro.

O presidente eleito, Elton Weber, avalia o pleito como um importante momento e garante que a nova diretoria vai dar prosseguimento aos trabalhos que a FETAG vem implementando ao longo de seus 43 anos de existência.

Weber adianta que uma das primeiras medidas será trabalhar o planejamento do Congresso Estadual da FETAG, que vai ocorrer até junho desse ano. “No congresso serão definidos os eixos principais de atuação da entidade, sempre a partir daquilo que já existe e incorporando as necessidades do dia-a-dia e das dificuldades que surjam no movimento sindical”, observa.

Já o atual presidente, Ezídio Pinheiro, disse que o processo eleitoral na FETAG representa um verdadeiro marco. Ele considera as eleições via Congresso Eleitoral muito importante, pois dá força para a nova diretoria ao longo dos próximos quatro anos. “Não tenham dúvida de que esse apoio aqui referendado vai ser fundamental”, projeta Pinheiro.

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alberto Broch, acredita que as eleições na FETAG significam um momento extremamente importante para o movimento sindical gaúcho. “Uma eleição de chapa única pode, às vezes, ter um sentido desmotivador e isso não aconteceu na FETAG. Isso nos mostra a pujança do movimento sindical gaúcho, disposto a enfrentar os grandes desafios que, com certeza, teremos daqui para frente”, completa Broch.

CONTAG

15 de janeiro de 2007

 

Volver a Portada

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905