Colombia

Com Adolfo Tigreros

Canavieiros do Valle del Cauca

A greve continua

 

Passadas duas semanas do início da greve, os canavieiros de Valle del Cauca ainda não conseguiram estabelecer uma mesa de negociação. Em diálogo com Sirel, Adolfo Tigreros, secretário de Relações Intersindicais do Sindicato Nacional de Trabalhadores Cortadores de cana (SINALCORTEROS), comentou a situação atual do conflito e as perspectivas do sindicato.

 

-Como está a situação dos trabalhadores cortadores de cana?

-Continuamos em greve, não foi estabelecida ainda a mesa de negociação tripartite, porque o governo não pressiona nem obriga os empresários a se sentarem para negociar, pelo contrário está proporcionando condições favoráveis e exige que os cortadores de cana desbloqueiem as usinas para começar a negociação.

 

Além disso, estão utilizando alguns sindicatos patronais e gerentes das cooperativas de trabalho associado para tratar de subornar alguns cortadores

de cana e levá-los para o trabalho lhes oferecendo pagar mais. Apesar disto, nós trabalhadores permanecemos firmes apoiando a greve.

 

-Quais são as perspectivas deste conflito?

-Atualmente os trabalhadores apresentam como proposta liberar o acesso das pessoas às usinas e também entregar etanol, aguardando a resposta da patronal para iniciar a mesa de negociação. Essas são, no momento, as nossas perspectivas.

 

Nós estamos muito firmes e o ânimo dos companheiros está muito bom. No domingo passado o presidente da República, Álvaro Uribe, visitou um dos engenhos. Lá tentou, junto com os empresários, acabar com a greve dos cortadores de cana, mas não conseguiu. Pela primeira vez neste período, com todos os meios e o poder que tem ao seu serviço, não conseguiu quebrar a unidade dos trabalhadores.

 

Os cortadores de cana o enfrentaram e o presidente teve que reconhecer que era uma greve justa e pacífica, porque difamam dizendo que há pessoas encapuzadas e armadas. Sem dúvida, este fato fortaleceu nossa luta e o ânimo de cada trabalhador que permanece acampado reivindicando os seus direitos.

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

6 de outubro de 2008

 

 

 

Fotos: corteros.blogspot.com

 

 

más información

 

 

artículos relacionados

25-9-2008   Colombia
Cañeros del Valle del Cauca en conflicto
Con Adolfo Tigreros

 Amalia Antúnez

22-9-2008   Colombia – Valle del Cauca  Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS
La rebelión de los corteros de caña de azúcar
Unos 18.000 trabajadores del sector azucarero se han levantado en huelga
en el departamento del Valle del Cauca
 
Gerardo Iglesias y
Luis Alejandro Pedraza

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905