Perú

  EN DIÁLOGO  

Com Artur Bueno de Camargo Júnior

Trabalhadores do açúcar
continuam mobilizados

Não avança a negociação

com o grupo Martinho e a greve é iminente

 

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Limeira (STIA-Limeira), que agrupa os trabalhadores da Usina Iracema – tanto do corte de cana como da indústria – vem negociando uma nova Convenção Coletiva para o período de 2011-2012. Sirel dialogou com Artur Bueno de Camargo Júnior, presidente do Sindicato, sobre o atual impasse nas negociações.

 

-Como estão as negociações com a Usina Iracema?

-Tivemos uma reunião com a empresa na quarta-feira passada, 11 de maio,  na qual os seus representantes sugeriram um aumento insignificante de 0,20 por cento no salário real, com relação aos 8 por cento reivindicados pelos trabalhadores, mais o IPC e a inflação do período, o que somaria um total de 14,3 por cento.


O piso salarial do setor no estado é de 412 dólares mensais, portanto a proposta da empresa, que significa um aumento de 7 dólares, é inadmissível.

 
-Que medidas vocês pensam implementar diante dessa intransigência?

-Estamos tentando negociar unificadamente em todo o estado, por isso além das mobilizações que já fizemos, haverá também durante esta semana Assembleias e marchas, não só na Usina Iracema, do Grupo Martinho, mas também em todas as usinas do Estado de São Paulo, para decidir os rumos da negociação.

 
No caso de não chegar a nenhum acordo, os trabalhadores do setor tomarão medidas de força mais acirradas e não descartamos a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.

Em Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

24 de maio de 2011

 

 

 

  

 

 

artículos relacionados 

10-5-2011 Brasil | SINDICATOS | AÇÚCAR
Assembleia com os trabalhadores da Usina Iracema, Grupo São Martinho
Rel-UITA | Artur Bueno Junior

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905