Alemania

Com Harald Wiedenhofer

Avança a cooperação entre a Europa e a América Latina

 

Em 20 e 21 de outubro foi realizado em Berlim, na Alemanha, o Congresso da Federação Europeia de Sindicatos da Alimentação, Agricultura e Turismo (EFFAT), regional Europeia da UITA. Harald Wiedenhofer, secretário-geral da EFFAT e secretário regional europeu da UITA, entrevistado pelo Sirel, explicou os principais temas do Congresso, e falou da cooperação sindical entre as regiões da Europa e da América Latina da UITA.

 

-Como foi a participação no congresso realizado recentemente?

-O Congresso contou com mais de 300 participantes de 34 países da Europa. Nossas 93 organizações filiadas estiveram presentes, o que foi uma satisfação, nos dando a certeza de estarmos muito bem representados.

 

-Quais foram os pontos de debate do Congresso?

-O principal tema e desafio do Congresso foi o trabalho precário, e o lema da nossa atividade foi, precisamente: Justiça Social da Terra ao Prato".
 
-Da "Terra ao Prato" é parte da estratégia programática e de ação da Rel-UITA, aprovada na sua XII Conferência em Córdoba, Argentina em 2000 ...
-Sim, conheço esses documentos (risos) ...

 

-Justiça Social da Terra ao Prato ...
-É que na Europa estamos assistindo a uma realidade na qual o trabalho precário, o trabalho sazonal e o trabalho temporário estão se espalhando cada vez mais, principalmente no setor agroalimentar, e estão substituindo o trabalho permanente.
 
Estamos muito preocupados com este problema e, por isso, adotamos a
Carta contra o Trabalho Precário.

 

-As alterações climáticas também estiveram na ordem do dia ...
-Acreditamos que as alterações climáticas também são e devem ser uma preocupação para os trabalhadores e trabalhadores do setor, de tal modo que estamos criando uma grande coalizão com várias ONGs, principalmente aquelas especializadas em meio ambiente.
 
Com efeito, no Congresso lembrou-se que já no
Rio de Janeiro, na Cúpula da Terra, em 1992, já se falava em proteger o meio ambiente, e no artigo 16 da Declaração do Rio já se fazia referência ao importante papel que os sindicatos deveriam desempenhar em relação a este assunto.

 

É também nosso dever lembrar que quando falamos de saúde e condições de trabalho saudáveis, isso deveria fazer parte da vida e do trabalho em um meio ambiente saudável. Este também é o nosso desafio na Europa.

 
-As deliberações e os resultados foram satisfatórios?
-Sim, estamos muito satisfeitos com os resultados e com os documentos adotados. Especificamente, a nível internacional e em relação à América Latina, adotamos resoluções sobre a situação na Colômbia, Honduras e Peru.
 
Exigimos particularmente que a Comissão Europeia interrompa todas as negociações com Honduras, enquanto continuar o regime ditatorial.

 
Com respeito à cooperação Europa-América Latina, gostaria de mencionar que, além do Congresso, começamos no ano passado uma cooperação sem precedentes com a Rel-UITA, e pretendemos continuar e reforçar essa cooperação. Apoiarmo-nos uns aos outros e estar muito atentos às operações das empresas transnacionais em ambas as regiões, já é um desafio comum.
 
Sem ir muito longe, por exemplo, está planejada para
março de 2010, na América Latina, uma Conferência dos Trabalhadores do Setor Lácteo e, desde já, iniciaremos a cooperação e o trabalho em conjunto para assegurar uma participação ativa e frutífera dos sindicatos europeus.

 

 

 

Em Montevideo, Beatriz Sosa Martínez y Gerardo Iglesias

Rel-UITA

                  24 de novembro de 2009

 

 

 

Fotos: Gerardo Iglesias 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905