Uruguai

Anistia Internacional

Com Ivahanna Larrosa e Claudia Serrón

Dignidade

para os prisioneiros da pobreza

 

A Anistia Internacional e a UITA compartilharam várias ações conjuntas: a campanha de denúncia à perseguição de sindicalistas trabalhadores da Coca- Cola na Guatemala, nos anos 80; as passeatas de protesto e denúncia por violação dos direitos humanos durante a ditadura militar no Uruguai, juntamente com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre e com o nosso querido amigo e companheiro Jair Krischke; a Conferência Internacional sobre Direitos Humanos e contra o Fraude Eleitoral na República Dominicana em 1994; a campanha contra a violência em Urabá, na Colômbia em 1996, entre muitas outras iniciativas. A Anistia Internacional nasceu há quase 50 anos para exigir a libertação dos prisioneiros de consciência. Agora, exige também a dignidade para os "prisioneiros da pobreza", um espaço de reflexão e ação onde certamente vamos nos encontrar novamente para "ser e fazer mais."

 

Ivahanna Larrosa

Claudia Serrón

 

A Anistia Internacional quer ainda mais. Propõe a sensibilização sobre os abusos que conduzem à pobreza e a agravam, bem como as situações de pobreza que geram violações dos direitos humanos. "Exigir dignidade representa um novo desafio para a organização –enfatiza Anistia Internacional, justificando sua campanha–. As pessoas que vivem na pobreza vêem os seus direitos civis e políticos serem frequentemente violados. A falta de alimento, emprego, água limpa, terra e habitação, juntamente com o aumento da desigualdade e da insegurança constituem uma crise mundial que requer soluções globais baseadas na cooperação internacional para os direitos humanos e o Estado de Direito ".

 

Para saber mais sobre a campanha “Exija Dignidade”, o Sirel dialogou com Ivahanna Larrosa, diretora executiva, e com Claudia Serrón, responsável pelo Departamento de Crescimento e Desenvolvimento

 

-Há quantos anos a Anistia está no Uruguai?

(IL)-No ano que vem a Anistia completará 25 anos no país. A nossa sede foi aberta no ano de 1985, quando houve a abertura democrática. Nos anos 70, a Anistia Internacional fez muito para o Uruguai, pela situação dos seus presos políticos, entretanto sem haver uma sede aqui.

 

-Com a campanha “Exija Dignidade "a Anistia Internacional quer ainda mais...

(IL) -Exatamente. Ao longo dos anos, a Amnistia Internacional foi ampliando as suas áreas de trabalho, explicitamente no tocante à integralidade dos Direitos Humanos. A presença da Anistia foi sempre a partir de uma perspectiva de luta contra a perseguição política e ideológica, porém com o tempo foi expandindo o seu trabalho. É por isso que recentemente lançou esta campanha Mundial exigindo dignidade, e colocando a pobreza como o âmago do problema. Para a Anistia Internacional,  o fundamental é trabalhar no tocante aos direitos humanos e a partir desta perspectiva avançar rumo à erradicação da pobreza.

 

-Na América Latina há muito trabalho a se fazer, sendo a região com maior desigualdade ...

(IL)-Na América Latina, este novo formato de trabalho, que vincula a nossa organização a outros grupos sociais, aos sindicatos e aos próprios Estados, vem capitalizar sobre uma série de tarefas que já vinhamos desenvolvendo. Com certeza que é um desafio trabalhar nesta região que apresenta um dos mais altos índices de desigualdade!

 

-Quando falamos em direitos humanos aqui na América do Sul, fico com a impressão de que o que ficou no imaginário coletivo é apenas a violação dos direitos humanos durante os governos de fato. Vocês também têm esta sensação?

(IL)-Sim, há realmente uma visão muito limitada do que é percebido como direitos humanos, não só na nossa região, mas em todo o mundo. Não é fácil fazer as pessoas entenderem que os direitos humanos estão nas coisas cotidianas, que abrangem também os direitos civis e políticos, econômicos, culturais, e etc.

 

Outra barreira é a ideia de violação dos direitos humanos como a ideia de que, se não forem violados não temos de defendê-los. O ideal é defender todos os direitos a todo momento, durante o curso da nossa vida diária, nos diferentes contextos.

 

-A América Latina nunca foi tão "democrática" e nunca foi tão pobre como agora, uma realidade complexa e extremamente perigosa, se a democracia não for percebida como um instrumento de bem-estar social ...

(CS) -É por isso que um dos elementos-chave desta campanha é a participação ativa das pessoas. Em suas últimas campanhas, a Anistia Internacional vem dando ênfase a isto. É necessário que as pessoas saiam do círculo vicioso da pobreza e da exclusão. Para que isto aconteça, precisamos reforçar a consciência dos nossos direitos como cidadãos, trabalhadores, e a partir de então pressionar com as ferramentas que possuirmos para que sejam respeitados.

 

A ênfase está no poder individual, porque a democracia é importante, é necessária, mas não é suficiente para garantir todos os direitos.

 

-A juventude se chega à Anistia Internacional, procura material e busca se integrar?

(IL)-Sim, embora não façam parte do tipo de militantes que vêm à nossa mente. Eles se chegam a nós na maioria das vezes através das novas ferramentas tecnológicas e informática. De qualquer forma, a Anistia Internacional terá que encontrar maneiras de atrair pessoas de todas as idades, este é um dos nossos desafios.

 

Nosso principal objetivo é que as pessoas conheçam os seus direitos para que possam defendê-los, e para isso você tem que estar ligado aos novos meios de comunicação e às suas ferramentas tecnológicas.

 

-Vocês vêem a UITA como um aliado para a campanha "Exija Dignidade"?

(IL)-Sem dúvida, a UITA é um parceiro muito importante, porque chega a muitas pessoas, tem forte incidência sobre os trabalhadores organizados, e além disso conta com uma ampla experiência sindical.

 

Esta campanha nos deu a ocasião perfeita para coordenarmos ações e promovermos objetivos comuns. Uma maneira de formalizar os laços que nos unem há tanto tempo.

Em Montevideu, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

25 de novembro de 2009

 

 

 

Fotos: Rel-UITA 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905