Chile |  HEINEKEN

  EN DIÁLOGO  

ComLuis Mundaca

O novo sindicato da Heineken

filia-se à UITA

  
  
A Federação Nº 2 dos Sindicatos da Heineken CCU (FENASINCCU) filiou recentemente os trabalhadores do setor de Vendas da Cia. Pisquera de Chile SA, de propriedade da mencionada holding
.


 
Em diálogo com o Sirel, Luis Mundaca, secretário-geral da FENASINCCU, comentou: "Oito anos atrás, a companhia de Cervejarias Unidas (CCU), controlada pelo grupo Luksic e Heineken, possuía a empresa Pisconor, que elaborava pisco e licores.
 
Esta empresa teve um crescimento muito grande; em pouco tempo atingiu 14 por cento do mercado local, conseguindo abalar as duas grandes empresas do ramo até àquele momento.
 
Depois disso - continuou Mundaca- o grupo Luksic, numa negociação habilidosa, conseguiu a fusão das pisqueras Consol e Pisconor, formando a Cia. Pisquera de Chile SA, de propriedade da Holding Heineken CCU. Esta empresa tem sindicatos na área industrial, já filiados à Federação, mas até então não contava com a organização do setor de Vendas. "
 
Recentemente, uniu-se à FENASINCCU o Sindicato da Área de Vendas de três regiões da Cia. Pisquera de Chile SA e, portanto, também à Rel-UITA.
 
“Conseguimos uma conexão forte com os sindicatos de Vendas; atualmente já são sete os filiados. As péssimas leis e a superexploração têm sido aliadas da Federação neste trabalho de captação dos vendedores de Bebidas. Salários estagnados, múltiplas funções, e outras coisas mais, são motivos para que estes trabalhadores se aproximem dos sindicatos”, destacou o dirigente.
 
Com relação à estagnação das remunerações do setor de Vendas no ramo da Alimentação, Mundaca disse que foram realizadas reuniões sindicais com o objetivo de levar esta problemática à Comissão de Trabalho do Congresso da República.
 
"A análise da questão dos salários dos trabalhadores do setor de Vendas também será feita através da Coordenadoria da UITA Área Privada”, concluiu.
 

 

  

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

14 de outubro de 2011

 

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905