Brasil    CERVEJA 

   

Com Marcos Araújo

Acordo satisfatório para os

trabalhadores da Schincario

     
Na semana passada foi concluída com êxito a negociação coletiva entre o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Campinas (SITAC) e a empresa Schincariol.


Marcos Araújo, presidente do SITAC, afirmou que "desde a aquisição da Schincariol pela holding japonesa Kirin, as condições de negociação melhoraram.

 

A Schincariol sempre foi um pouco difícil para negociar porque pertencia a uma família local que não permitia muita influência do Sindicato nas negociações.

Em 26 de março passado, após dois anos de tentativas fracassadas, conseguimos realizar uma Assembleia que contou com a participação de quase 400 trabalhadores. Essa ação afetou a negociação coletiva estadual, onde as empresas cervejeiras de São Paulo convocaram uma nova rodada de discussão para 2 de maio passado, onde finalmente foi aprovada a pauta apresentada pelos trabalhadores do setor”.

Pressionando uma empresa grande, que conta com quase 2000 trabalhadores, foi alcançado um acordo satisfatório unificado para o setor em São Paulo.

 
O reajuste salarial foi de 8 por cento e se conseguiu um Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR), para as empresas do setor que não o possuem, no valor de R$1.100,00 (mil e cem reais) e um piso salarial de R$1.000,00 (mil reais).

 

De acordo com Araújo, na Schincariol o que se buscou foi não só melhorar cláusulas sociais e obter o aumento de salário, mas principalmente influir favoravelmente na negociação estadual. "Pressionando uma empresa grande, que conta com quase 2000 trabalhadores, foi alcançado um acordo satisfatório unificado para o setor em São Paulo", concluiu.

 

Kirin Brewery Company é uma companhia japonesa que faz parte do conglomerado Mitsubishi. Seu principal negócio reside na indústria cervejeira e possui 15 fábricas em todo o país, embora também elabore e distribua outros tipos de bebidas, como café ou refrigerantes.

 

A empresa conta com as cervejas Kirin Lager e Ichiban Shibori como suas duas marcas mais vendidas. Também se encarrega da distribuição no Japão de marcas internacionais, como a Budweiser e a Heineken.

 

Fora do seu país, a empresa mantém alianças estratégicas com várias empresas da Ásia e da Oceania, controlando a totalidade da australiana Lion Natha e uma participação de 48 por cento na filipina San Miguel Corporation, que tem uma presença significativa no mercado da China. Em novembro de 2011, adquiriu a totalidade das ações da brasileira Schincariol.


 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

10 de maio de 2012

 

 

 

 

Foto: SITAC

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905