Brasil    MUJER

     

Com Maria Inés Lorenzi Vian

A “Dilma” de Encantado

     

 

Depois de 23 anos de militância sindical, no próximo dia 20 de dezembro Maria Inês assumirá o cargo de presidenta do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Encantado, no Estado do Rio Grande do Sul. Casada, com dois filhos (12 e 14 anos), além das tarefas sindicais montou um empreendimento familiar de produção de queijos artesanais.

 

 

-Você participou do Programa de Educação da Federação do Rio Grande do Sul e da UITA?

-Sim, foi uma época muito linda da minha vida e do movimento sindical deste estado. O Programa foi uma experiência positiva; me lembro com muito carinho do Enildo (Iglesias) e do Siderlei (de Oliveira), que trabalharam com muita força naqueles anos, ainda em plena ditadura militar.

 

-Está chegando o dia 20 de dezembro…

-(Ela sorri) A primeira mulher que chega à Presidência da alimentação em Encantado e no Valle de Taquari! Estou muito contente e feliz.  As pessoas dizem que sou a “Dilma” da região.  

 

-Nervosa?

-Não, não mesmo. São muitos anos no Sindicato. Além do quê, de fato eu posso dizer que já assumi como presidenta, pois o companheiro que ocupava este cargo se aposentou.

 

-Quantos trabalhadores há na região?

-Uns 1.700 trabalhadores e trabalhadoras e cerca de 1.300 associados.

 

-Qual indústria você destaca em Encantado?

-Os frigoríficos. Lá está instalada a Cooperativa Cosuel, especializada em suínos, onde há uns 1.000 trabalhadores e a metade são mulheres.

 

Também temos a fábrica de erva mate Baldo, muito famosa no Uruguai porque produz a erva Canarias. Para você ver como estou informada, sei até que é a mais consumida no seu país.

 

-É verdade…

-Então, esta erva vem dos “nossos pagos”. Para que vocês se localizem, estamos há 150 km de Porto Alegre.

 

-Você está contente por participar do X Congresso da Federação?

- Claro! É uma grande alegria! Ver tantos companheiros e amigos! Também ver que a Federação continua crescendo, é excelente.

 

-E os queijos…?

-Você conhece bem a nossa região, onde a gringada italiana, polaca e alemã formou a nossa idiossincrasia. Essa gente trouxe sua cultura e até hoje é muito comum que os alimentos consumidos por nós sejam produzidos em casa e pela família.

 

Meu marido é agricultor, e há uns anos tivemos a ideia de nos especializarmos na produção de queijos.  Já temos tudo montado e é um empreendimento familiar que nos deixa muito animados. Talvez façamos um intercâmbio de conhecimentos com o pessoal da ATILRA, os leiteiros argentinos…

 

-Eu vou avisá-los…

- Não se esqueça! (Ela sorri)

 

Em Porto Alegre, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

8 de novembro de 2012

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

 

artículos relacionados 

31-10-2012  Brasil | SINDICATOS | CONVENIO
FTIA-RS y la Rel-UITA firman Convenio de Cooperación
El propósito es mejorar el intercambio de información sobre la acción sindical y la presencia y actuación de las compañías transnacionales

  Gerardo Iglesias 

 

30-10-2012  Brasil | SINDICATOS | CONTAC
Mais uma federação filiada na CONTAC
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS) realizou seu X Congresso

  Valdemir Correa

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905