Brasil

Com Neuza Barbosa de Lima

Trabalhadores da Parmalat

se mobilizam

 

Dentro de um contexto de negociação nacional, os trabalhadores e trabalhadoras da Parmalat organizam uma manifestação para o dia 1º de junho próximo, que reunirá diferentes organizações sindicais de todo o Brasil

 

Sirel dialogou com Neuza Barbosa de Lima, integrante do Comitê Executivo Mundial da UITA e Secretária de Educação da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo (FTIA-SP), que ressaltou a importância da unidade do movimento sindical para se chegar a um resultado positivo para os trabalhadores e trabalhadoras da Parmalat nesta negociação.

 

-Qual é a sua percepção sobre esta negociação nacional com a Parmalat?

-Internamente, no dia 21 de maio passado, ocorreu a primeira rodada de negociações coordenada pelo companheiro Siderlei de Oliveira*, onde não houve avanços, já que o proposto pela empresa é uma pequena parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que não representa nada para os trabalhadores.

Por outro lado, como se trata da Parmalat, acredito que não somente no Brasil como também em todo o mundo, em vez de a situação se solucionar está se agravando. Em nosso caso, a saída do negociador anterior e a chegada deste novo dono, Marcus Elías, significaram um retrocesso para os trabalhadores, pois este senhor não respeita os dirigentes sindicais e está dificultando as negociações. Terá que ser adotada uma postura muito forte por parte das organizações sindicais para superar estas dificuldades.

 

-Como os trabalhadores estão enfrentando esta situação?

-Baseados nisto, os trabalhadores e trabalhadoras estão organizando uma mobilização para o dia 1º de junho na fábrica de Jundiaí, onde estarão todos os companheiros que trabalham na Parmalat e de outras organizações sindicais como forma de, na mesa de negociações, pressionar no sentido de um avanço em favor de nossas reivindicações.

Gerardo Iglesias y Amalia Antúnez

© Rel-UITA

28 de maio de 2007

 

 

 

* Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC 

 

 

 

Voltar

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905