Perú

Com Nicanor Palacios

 

Sindicato da AmBev Peru

filia-se à UITA

 

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Companhia de Bebidas AmBev Peru (SUTAMBEV) -recentemente filiado à UITA- busca apoio internacional e exemplos regionais para enfrentar a política da cervejaria multinacional. Sirel dialogou com Nicanor Palacios, secretário geral, que comentou os principais problemas atualmente enfrentados pelo sindicato.

 

 

-Quando o SUTAMBEV foi formado e quantos filiados tem?

-Foi fundado em 6 de maio de 2006, a partir da preocupação de um grupo de trabalhadores que, diante de tanta discriminação por parte da empresa, necessitava fazer com que a sua voz fosse escutada de uma forma mais organizada como é um sindicato. Atualmente, contamos com 44 filiados, mas estamos crescendo.

 

-Desses 44, quantas são mulheres e quantos homens?

-São todos homens, apesar de que na empresa trabalham também mulheres.

 

-Atualmente qual é a relação da AmBev com o sindicato?

-Apesar de a empresa não ter criado problemas para reconhecer a nossa organização, não lhe dá o devido lugar. A falta de diálogo e a constante discriminação é o principal problema enfrentado por nós neste momento.

 

-Como se manifesta essa discriminação?

-Só por estarmos sindicalizados, nós trabalhadores somos marginalizados, não nos promovem e nos pagam menos. Prolongam as negociações como estratégia para não se chegar a uma solução favorável para ambas as partes. Esta situação é inaceitável.

 

-Quais medidas estão sendo tomadas diante dessa atitude?

-Estamos tentando solucionar as coisas através do diálogo, mas lamentavelmente não somos escutados. No momento, vamos continuar tentando por esta via, mas se não formos atendidos passaremos a tomar outras medidas. Contamos com o apoio e as conexões em Lima, da Confederação Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP), e agora contamos com o apoio internacional da UITA.

 

-Quantas fábricas de produção a AmBev tem no Peru?

-Contam com duas fábricas, uma aqui em Sullana e outra em Guachipa.

 

-Já assinaram algum Convênio Coletivo desde que o sindicato foi formado?

-Assinamos um Convênio Coletivo já que faz pouco mais de um ano que o SUTAMBEV foi formado. O Convênio tem vigência até janeiro, quando começaremos a negociar a nova pauta de reivindicações que já estamos elaborando.

 

-Por que vocês se filiaram à UITA?

-Nosso sindicato tem a imperiosa necessidade de ver consolidado o apoio internacional. Para poder enfrentar a política trabalhista da multinacional AmBev, para nos familiarizarmos com outras realidades como as do Brasil, por exemplo, é muito importante. Estou firmemente convencido de que esta decisão de nos filiarmos à UITA será fundamental para nos fortalecermos diante das dificuldades que se apresentam

.

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

© Rel-UITA

1 de outubro de 2007

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905