Brasil

Com Siderlei de Oliveira

Vitória dos trabalhadores da Parmalat

 

 

Dentro das negociações iniciadas em maio passado, a reunião realizada hoje, segunda-feira 18, produziu finalmente um acordo favorável. SIREL conversou com Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, que nos detalhou os pontos mais importantes deste acordo

 

 

-Em que condições foram encerradas as negociações?

-Chegou-se a um bom acordo. A proposta apresentada pela empresa nesta última reunião foi obtida graças à pressão exercida pelo movimento sindical -tanto nacional como internacional- através de mobilizações realizadas em todas as fábricas da Parmalat no Brasil. Ocorreu o que chamamos operação conta-gotas, que consistiu em parar uma fábrica a cada reunião em que não se chegasse a um acordo. A empresa sabendo disto decidiu alterar favoravelmente a sua proposta.

 

-Quais foram as reivindicações alcançadas?

-Foram conseguidos 5% de aumento para todos os salários e 6% para o piso salarial. Além disso, os trabalhadores com filhos conseguiram um importante benefício, que consistiu em um abono de 120 reais (60 dólares aproximadamente) por mês por cada filho, sem risco de perder as conquistas anteriores já presentes no convênio coletivo.

 

-Como você avalia esta vitória?

-Consideramos que é muito positiva uma vez que, com este reajuste salarial, os companheiros da Parmalat estão recebendo acima do nível de remuneração de outras categorias no Brasil, mais ainda levando-se em conta que se trata de uma empresa que está em fase de recuperação.

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

© Rel-UITA

18 de junho de 2007

 

 

 

 

 

Voltar

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905