Brasil

CAFÉ

CONTAG e OIC discutem novo convênio

 

A CONTAG se encontrou em São Paulo com organizações nacionais na área do café e diretores da Organização Internacional do Café (OIC). O encontro marcou as conversas iniciais sobre uma proposta de convênio entre o Brasil e os 26 países membros que integram o acordo internacional.

Segundo o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, o convênio em vigor vence em setembro de 2007. Desta forma, a CONTAG já busca incluir novas propostas para o próximo acordo.

“Uma das grandes questões abordadas é a sustentabilidade do setor cafeeiro no Brasil e no mundo. Após a reunião, ficou acordada com a representação do Brasil uma proposta unificada, a ser defendida na próxima rodada de negociações pelos países membros”, explicou Rovaris.

De acordo com o dirigente da CONTAG, sediar uma das primeiras reuniões deste ano foi um fator positivo para o Brasil. A partir de agora, a OIC estará percorrendo um roteiro pelos 26 países a fim de determinar as diretrizes para 2007 e unificar uma proposta.

“O convênio vigente até o momento é muito geral. Para o novo acordo, trabalhamos a possibilidade de incluir um grupo temático de trabalho na OIC que discuta as questões da inclusão da agricultura familiar na cadeia nacional e internacional do café”, destacou Rovaris. Para ele, devem ser levadas em conta as questões ambientais, da forma de trabalho e uma série de fatores levados junto à delegação brasileira no sentido de buscar o apoio e a inclusão do grupo de trabalho dentro do novo convênio.

Alguns indicativos mostram que esse grupo temático pode ser muito bem aceito pelos países membros. “A partir de agora estaremos ouvindo a palavra dos demais países. A Nicarágua e a Indonésia, por exemplo, já estão apoiando a nossa iniciativa de discutir a participação da agricultura familiar na cadeia nacional e internacional do café”, declarou Rovaris.

A OIC é sediada mundialmente em Londres. Sua bandeira de luta é alcançar um equilíbrio razoável entre a oferta e a procura mundiais de café, que contribuam para um equilíbrio a longo prazo entre a produção e o consumo.

Arnaldo Júnior
Agência CONTAG
27 de Julho de 2006

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905