Brasil    HRCT

    GALERÍA

VIII Congresso Nacional da CONTRATUH

CONTRATUH, UTHGRA e a Rel-UITA assinam Convênio de Cooperação

“Por mais trabalho e maior dignidade”

 

Durante o VIII Congresso da CONTRATUH, foi assinado um Convênio de Cooperação entre a União dos Trabalhadores Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina, a Rel-UITA e a citada Confederação.

 

Ao Brasil chegam 5,4 milhões de turistas anualmente, e esse número aumentará nos próximos anos com a realização da IX edição da Copa FIFA Confederações em 2013, com a Copa do Mundo da FIFA 2014 e com os XXXI Jogos Olímpicos em 2016.

 

De acordo com o Ministério dos Esportes, a Copa do Mundo vai gerar 330 mil empregos permanentes e 380 mil temporários, sendo uma porta de entrada ao mundo do trabalho para muitos jovens.

 

O Brasil está promovendo fortemente as diferentes formas de turismo que o país oferece: turismo de praia, turismo rural, ecoturismo e turismo de saúde. Até porque, o protagonismo político conquistado pelo país o converte em ponto de encontro para importantes congressos de caráter político e econômico.

 

Obviamente, o turismo no Brasil será um fator importante na geração de postos de trabalho e, graças à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Turismo e da Hospitalidade (CONTRATUH), o crescimento da atividade é inserido em critérios de desenvolvimento sustentável e de Trabalho Decente.

 

Como manifestou claramente a diretora da OIT para a América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, “Não é só questão do volume de emprego gerado, mas também da qualidade do mesmo. Ao gerar emprego e trabalho decente, o turismo é uma ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento socioeconômico sustentável, de luta contra a pobreza e a desigualdade que, como sabemos, são dois persistentes problemas da nossa região".

 

Um grande desafio da Confederação passa pela capacitação de seus dirigentes, com o objetivo de interagir de maneira eficiente nos diferentes espaços de tomada de decisão, tanto em nível nacional como estadual e municipal, para levar adiante uma agenda de Trabalho Decente e de Diálogo Social.

 

As organizações que assinaram o presente Convênio se comprometem a:

 

1. Definir um Plano de Capacitação para os dirigentes da CONTRATUH sobre Turismo e Trabalho Decente

2. Articular capacidades e recursos para a implementação de espaços de formação e canais de informação on line

3. Socializar a experiência da UTHGRA no organizacional, diálogo social e negociação coletiva

4. Impulsionar políticas públicas em favor do Trabalho Decente e do Turismo Sustentável

 

Esta iniciativa contou com a adesão unânime de todos os delegados e delegadas participantes do VIII Congresso da CONTRATUH.

 

    GALERÍA

Moacyr Roberto Tesch, presidente da CONTRATUH e Gerardo Iglesias

En Brasilia, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

13 de dezembro de 2012

 

 

 

 

Foto: André Gustavo

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905