Brasil

Cortadores de cana encerram movimento

em Juazeiro/BA

Terminou nesta terça-feira (21) a greve de trabalhadores e trabalhadoras rurais que cortam cana no município de Juazeiro/BA

 

Depois de seis dias de paralisação, os agricultores encerraram o movimento após a conquista de 11,11% sobre o preço do produto. Assim, a tonelada de cana passou de R$ 3,33 para R$ 3,70. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Agnaldo Meira, o aumento deste ano só foi possível depois de grandes greves, assim como aconteceu em 2005. O secretário de Assalariados da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Antônio Lucas, explicou que a convenção coletiva foi marcada pela dura negociação com os usineiros, contrários ao aumento.

 

Goiás

 

Assim como em Juazeiro, a CONTAG tem auxiliado as federações estaduais e o movimento sindical nas mesas de negociação. Em Goiás, os trabalhadores e trabalhadoras rurais obtiveram um aumento de 16,67% no piso salarial, provavelmente um dos maiores em todo o país. Por isso, para Antônio Lucas, a greve foi vitoriosa. “Acho difícil que algum estado consiga superar as conquistas dos trabalhadores de Goiás”, destacou. O movimento mobilizou agricultores de 32 municípios. Em todo o estado existem 22 mil trabalhadores no corte de cana e três usinas de produção de álcool.


As negociações salariais em Goiás foram acompanhadas pela CONTAG. Segundo Antônio Lucas, a primeira rodada aconteceu em 9 de maio. As conversas foram suspensas e retomadas no dia 16. O acordo final veio em 26 de maio.

 

Saúde e segurança

 

Não são apenas maiores salários que compõem as reivindicações de trabalhadores e trabalhadoras rurais que trabalham no corte de cana. As condições de trabalho também têm motivado a mobilização dos agricultores. Segundo Agnaldo Meira, de maio até agora, dois cortadores de cana morreram e outros dois foram internados em estado grave, vítimas do excesso de trabalho.


Em décadas passadas, a média diária de corte era de quatro toneladas por dia. Hoje, esse índice subiu para 8,5, chegando a 18 toneladas, em alguns casos”, explicou. Assim, o sindicato tem pressionado as empresas para oferecer melhores condições aos trabalhadores, a fim de impedir que eles trabalhem até chegar a um quadro de exaustão.


Segundo Antônio Lucas, as questões envolvendo a saúde e a segurança no trabalho tem ganhado espaço nas discussões regionais realizadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetag/GO) e pelos sindicatos.

 

Outros estados

 

De acordo com Antônio Lucas, alguns estados que ainda engatinham nas negociações têm sido assistidos pela CONTAG no processo de ampliação das negociações salariais. É o caso de Santa Catarina e Sergipe, onde foram propostas assembléias e convenções. “A CONTAG tem apoiado e ido aos estados para ajudar as federações nas negociações. Acreditamos que se ampliarmos os acordos e as convenções nos estados, vamos melhorar as relações no trabalho, tanto na questão salarial quanto nos aspectos de segurança e saúde no trabalho”, concluiu o secretário de Assalariados da CONTAG.

 

CONTAG

23 de junho de 2006

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905