Brasil

Trabalhadores da Usina Cocal fazem greve

Polícia pode conflitar com movimento nesta sexta

 

 

Os cerca de 2800 trabalhadores rurais na Usina Cocal, de Paraguaçu Paulista, em retomada do movimento de greve gestado há mais de um mês, teve mais uma ação efetiva e que resultou na paralisação total das atividades. A empresa havia demitido na semana passada 205 trabalhadores migrantes (do Estado do Ceará) em represália a paralisação de três dias.

 

O objetivo era intimidar os trabalhadores locais e da região, empregados na empresa que está em nome de Marcos Fernandes Garms, filho do prefieto Carlos Arruda Garms (PSDB), prefeito da cidade de Paraguaçu Paulista, região Oeste do Estado de São Paulo.

 

Nesta manhã de sexta-feira, 400 trabalhadores se acham mobilizados no Centro de Apoio da Usina Cocal, onde já se concentra também e a pedido da empresa e prefeitura significativo aparato policial para “debelar” o movimento.

 

O Sindicato dos Empregados Rurais Assalariados – SER de Paraguaçu Paulista, informa que a decretação do estado de greve e a conseqüente paralisação segue aos ditames legais, haja vista que a decisão é dos trabalhadores em assembléia realizada no início da semana, e durante a qual, foi estabelecido o prazo para a melhoria da proposta salarial patronal: até as 16:00 da quarta-feira p p

 

Foi publicado edital sobre essas negociações e o aviso de greve, caso não fossem atendidas as reivindicações de reajuste do piso salarial para R$ 557,00, bem como a remuneração de R$ 3,10 por tonelada de cana colhida pelos trabalhadores - a título de pagamento por produção. A empresa deixou claro que não negocia e acionou a polícia.

 

“Estamos preocupados porque além do poder econômico, a empresa tem o poder político porque, segundo todo o mundo diz, o seu dono é o prefeito. Funcionários da empresa têm dito que o governador José Serra é sócio em alguns dos empreendimentos da família do prefeito Garms e que, assim, não teríamos a menor chance!”, manifesta-se o presidente do SER, Paulo Anísio.

 

Exemplo de influência de tais poderes é a menção de que há 15 dias e para a desobstrução da entrada da Usina Cocal na greve que resultou na demissão dos migrantes, o oficial de Justiça do Fórum de Paraguaçu Paulista chegou em helicóptero de propriedade do suposto ‘prefeito-usineiro’ para entregar a medida judicial!

 

Apesar da desigualdade de poder, os trabalhadores e sindicalistas devem resistir e continuar com a proposta de negociação com a empresa, mantendo-se as atividades paralisadas. “Não temos poder econômico, nem político, nem polícia de nosso lado, mas, temos a força de trabalho de que a empresa necessita para colocar a usina em funcionamento”, finalizou Anisio.

 

A Federação dos Empregados Rurais Assalariados – FERAESP destacou diretores e a sua estrutura, inclusive jurídica, para o acompanhamento da movimentação da empresa, inclusive já acionando entidades de direitos humanos nos níveis nacional e internacional.

 

 

Alcimir Antonio do Carmo   

 FERAESP -  Federação dos Empregados Rurais

Assalariados do Estado de São Paulo

27 de junho de 2008

 

 

 

 

artigos relacionados

18-6-2008   Brasil
Greve em usina da região Oeste do Estado
de São Paulo
Rel-UITA | FERAESP  Alcimir Carmo e Danilo Bonfim

17-6-2008   Brasil

Rurais encerram greve nas unidades da Cosan

Rel-UITA | FERAESP

9-6-2008   Brasil

Trabalhadores da Cosan decidem pela manutenção da greve

Rel-UITA | FERAESP

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905