Brasil - Porto Alegre

IX Congresso da FETAG-RS

Fortalecer a organização
para avançar nas conquistas!

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (FETAG-RS) realizou seu IX Congresso e comemorou seus primeiros 44 anos de vida. Mais de 20 mil agricultores participaram em seus municípios das discussões que levaram ao Documento Base do Congresso.
 

  

O IX Congresso da FETAG-RS realizado em Porto Alegre de 2 a 4 de outubro, contou com a participação de 340 delegados e delegadas provenientes das 23 plenárias regionais realizadas em todo o estado. No marco do Congresso, foram comemorados os 44 anos da Federação fundada em 6 de outubro de 1963.

 

A FETAG-RS representa 1,3 milhões de agricultores familiares, 60 mil famílias de pecuaristas familiares e 200 mil assalariados rurais congregados em 351 Sindicatos de Trabalhadores Rurais organizados em 23 regionais sindicais.

 

A Federação tem como missão: “Coordenar e mobilizar a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais a partir dos problemas sentidos e vividos, centrando a ação na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, tendo presente a organização e o crescimento da classe, cujo objetivo maior é uma sociedade mais justa e igualitária”.

 

Elton Weber, presidente da Federação, encerrou o IX Congresso fazendo referência aos 44 anos da Federação: “A FETAG foi constituída pela decisão de apenas oito corajosos sindicatos que lançaram a semente, em uma sala cedida pela igreja. Imaginar, há 44 anos atrás, que a FETAG alcançaria esta dimensão e esta capacidade de luta era, talvez, uma utopia. Assim como era uma utopia imaginar um sindicalismo livre e autônomo, quando se vivia sobre a intervenção, com os líderes presos e perseguidos pela ditadura militar”, lembrou Weber.

 

Em um auditório visivelmente emocionado, onde centenas de jovens se confundiam com os velhos companheiros e companheiras que deram origem à FETAG, Weber continuou: “Olhando para o passado podemos afirmar que a coragem e o trabalho dos pioneiros valeu a pena. Que este passado –enfatizou o presidente- nos sirva de orgulho para continuar na construção de uma FETAG e de um movimento sindical de luta, representativo, classista e com visão de futuro. O sindicalismo ingressa em uma nova era. Uma era de diversidades, de necessidades de formação, de compromisso com a ética. Se ao final não formos capazes de deixar aos nossos filhos e netos uma sociedade mais justa e igualitária, deixemos, pelo menos, com nosso exemplo de luta, trabalho e honestidade, um caminho aberto para a construção de um futuro melhor”.

 

Entrevistado por Sirel, Elton Weber comentou: “Todas as conquistas que a FETAG alcançou em seus 44 anos de existência foram conseqüência de muita luta, organização e participação direta dos trabalhadores e trabalhadoras mobilizados a nível municipal, estadual e nacional. Por isso, costumamos a dizer que não existe luta sem conquistas, nem conquistas sem luta. Vamos continuar por este caminho, junto com a CONTAG, a COPROFAM e, sem dúvida, com a UITA”.

 

 

Em Porto Alegre, Gerardo Iglesias
© Rel-UITA
4 de outubro de 2007

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905