Guatemala

© Rel-UITA

Com demissões em massa, planejam o “esvaziamento” das indústrias têxteis Cima e Choi

 

As indústrias têxteis assentaram suas bases reais já faz tempo na América Central, sendo que as mais importantes corporações têxteis o fizeram na Guatemala, onde se beneficiam de um generoso regime de isenções tributárias que, geralmente, é interpretado pelos empresários como um “vale tudo” que inclui a violação dos direitos humanos e trabalhistas de seus operários e operárias. O caso de Choi & Shin’s Lda e Cima – Tecnologias Têxteis Lda é, neste aspecto, paradigmático.

 

As duas empresas pertencem à mesma corporação, que tem sua matriz na Coréia. O representante e “administrador único” destas indústrias têxteis instaladas na Guatemala é Myoung Jin Kim, protagonista de vários artigos neste mesmo espaço, infelizmente  devido a reiteradas violações aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a casos de repressão anti-sindical, manipulação e tentativas de amedrontamento contra aqueles que integram as organizações sindicais. Nesta oportunidade não será diferente.

 

Segundo as denúncias do Sindicato dos Trabalhadores de Choi (SITRACHOI) e do Sindicato dos Trabalhadores de Cima (SITRACIMA), filiados à Federação Sindical dos Trabalhadores da Alimentação, Agroindústria e Similares da Guatemala (FESTRAS), a empresa está instrumentando um processo de fechamento definitivo de ambas as firmas, começando pela Cima – Tecnologias Têxteis Ltda. Este tipo de “esvaziamento” fabril coincide com a habilitação de uma nova sociedade anônima, Modas Choi Shin, para a qual se pretenderia repassar todo o trabalho pendente, com duas vantagens essenciais para Kim e seus sequazes: as empresas gozam de isenções fiscais durante os primeiros dez anos de trabalho, que no caso da Cima – Tecnologias Têxteis Ltda acabariam agora em dezembro. Uma nova empresa abre automaticamente outros dez anos de regime privilegiado. Secundariamente, mas não menos importante, é que Myoung Kim poderá se desfazer de todo o pessoal atual e contratar gente nova, certamente excluindo os filiados e as filiadas ao sindicato.

 

Apesar de Kim ter tentado encobrir o panorama, ocultando a criação da nova firma, com o nome nada criativo de “Modas Choi Shin”, os sindicatos possuem informação detalhada que indica, com documentos comprobatórios, que no dia 23 de agosto de 2006, ele se apresentou ao Registro Mercantil Geral solicitando a Inscrição de Auxiliar de Comércio Nº 106871, na qual Myoung Kim se registra como “administrador único e representante legal de Modas Choi Shin Sociedade Anônima”. Esta sociedade anônima foi criada no dia 9 de agosto de 2006 e registrada no dia seguinte no Registro Mercantil com o Nº 68440.

 

Isto quer dizer que a existência legal de uma nova empresa nas mesmas instalações, agora ocupadas pela Cima e Choi, é totalmente real, tão real como as permanentes insinuações que os trabalhadores vinham recebendo da gerência de Cima e Choi, com referência à perda de contratos por causa da má qualidade das roupas devido a “deficiências na produção”, leia-se responsabilidade dos (maus) trabalhadores. Como já aconteceu antes, a empresa começa a interromper o trabalho visando transferi-lo para a outra firma. Na segunda-feira 4, Kim finalmente deu o passo inicial para o esvaziamento: solicitou a suspensão do contrato de trabalho, por três meses, dos 400 operários da Cima, e anunciou que na Choi, onde atuam outros 600 trabalhadores e trabalhadoras, só há trabalho até agosto.

 

Os sindicatos já tinham reagido solicitando uma reunião com a empresa, a qual infelizmente, não compareceu. Imediatamente, os trabalhadores se apresentaram à Inspeção Geral do Trabalho que autuou a empresa e a intimou a comparecer a uma próxima reunião tripartite.

 

SITRACIMA e SITRACHOI manifestaram sua preocupação e se encontram em estado de alerta, já que este processo confuso e tortuoso ameaça diretamente a fonte de emprego de mais de 1.000 famílias cujos rendimentos dependem exclusivamente destas empresas.

Carlos Amorín

© Rel-UITA

16 de maio de 2007

Carlos Amorín

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905