Colombia

PALACIO BETANCUR
Ministro da Proteção Social
Bogotá D.C

Assunto: Conflito Trabalhista Inversiones Palo Alto Gnecco em Pueblo Viejo, Magdalena

Cordiais saudações

A Junta
Diretora Nacional do SINTRAINAGRO informa que a situação de conflito coletivo ocorrida na empresa Inversiones Palo Alto Gnecco Espinosa & Cia. S. em C., no município de Pueblo Viejo, departamento de Magdalena, agravou-se seriamente devido ao Ministério da Proteção Social ter deslocado uma comissão presidida pela Dra. Luz Stella Veira, chefe da Unidade de Registro e Controle, objetivando que, durante os dias 28 e 29 de janeiro, ocorressem reuniões de aproximação entre os representantes do Sintainagro e da empresa Inversiones Palo Alto. A Dra. Luz Stella Veira denunciou ter recebido ameaças por exercer a obrigatoriedade institucional de ter se deslocado para a cidade de Santa Marta, na busca de um acordo conciliado à negociação. Além disso, soma-se o fato de os representantes da empresa se negarem a aceitar a presença sindical e, mais ainda, a iniciar a negociação da pauta de reivindicações.

Em 29 de janeiro, conseguiu-se a intervenção do Governador de Magdalena e do prefeito do município de Pueblo Viejo. Ambos,
junto com o Ministério da Proteção Social e dos sindicatos, reiteraram a obrigatoriedade legal que a empresa tem de começar a negociação coletiva. Mesmo assim, o advogado e o administrador da empresa se recusaram novamente a iniciar o processo de negociação.

O SINTRAINAGRO ratificou a
sua disposição para o diálogo e a busca de acordos propondo, de imediato, a instalação de uma mesa de negociação com a presença do Ministério da Proteção Social como garante para as partes. Uma vez assinada a ata de instalação da mesa, o cessar das de atividades terminará e a totalidade dos trabalhadores voltará à sua atividade normal e, no decorrer do diálogo e da negociação, seria definida em comum acordo  a forma de pagamento dos salários atrasados, bem como dos benefícios sociais, do recolhimento à EPS por saúde, e dos fundos de aposentadoria e riscos profissionais que por vários anos não foram recolhidos. A esta proposta, o administrador e o advogado da empresa responderam que não tinham autoridade suficiente para assumir nenhum desses compromissos.

O Prefeito do município de Pueblo Viejo informou ao sindicato, em
reunião extraordinária, que havia aceitado o pedido para autorizar a entrada de um grupo de novos trabalhadores na plantação, em coordenação com a Polícia Nacional, o que significa uma flagrante violação ao Direito de Associação e Negociação Coletiva e uma aliança com os empresários visando satisfazer a posição radical e negativa para iniciar a negociação.

O argumento, mais frequentemente escutado nas reuniões já feitas, está claramente definido com base nos antecedentes de violência e de intimidação armada ilegal, exercida na região, por aquilo que consideramos uma sugestão velada de terror, para que o sindicato desista do seu direito legítimo e constitucional de exercer suas atividades de organização e negociação coletiva.

Se o propósito da autoridade municipal, junto aos
empresários, se consolidar, finalizando o conflito coletivo com a presença de novos trabalhadores e da força pública, advertimos que, devido à resistência unida dos trabalhadores organizados, poderiam surgir graves atos de violência e, portanto, responsabilizaremos diretamente as autoridades governamentais e as forças de segurança do Estado, por negligência e complacência com os propósitos comerciais, apesar de o tema se de pleno conhecimento do vice-presidente da República, do Ministro do Interior e da Direção Nacional da Polícia, idem para o Comando Regional da Polícia de Magdalena

Solicitamos ao Senhor Ministro a intervenção urgente de VExª, a fim de evitar que um conflito trabalhista, protegido pela legislação trabalhista interna e pelos convênios internacionais da OIT, seja solucionado pela via da repressão usando de um tratamento de ordem pública por meio da força pública.

JUNTA DIRETORA NACIONAL DO SINTRAINAGRO

ADELA TORRES VALOY