Panamá

A Lei 30 e a Repressão do governo Martinelli

Com Fernando Serrano, de FECOMA -  CCOO

Uma missão muito positiva,
mas ainda falta muito

 
Serrano, secretário geral da Federação Estatal da Construção, Madeira e Afins, das Comissões Operárias (FECOMA - CCOO), integrou a II Missão da ICM no Panamá. Sirel dialogou com ele para saber sua opinião sobre o alcance e os desafios dessa Missão.
 

-Como você avalia esta nova Missão da ICM e da UITA no Panamá?
-Ela abrangeu uma série de objetivos importantes: primeiro, pela presença de todas as organizações que estiveram aqui e pelo trabalho que realizamos e, segundo, porque vem reforçar a nossa mensagem ao governo do Panamá, na qual dizemos que estamos bem alerta e atentos aos acontecimentos que aqui ocorrem.
 
-A situação é muito preocupante ...
-No Panamá houve uma involução política de primeira magnitude que atenta contra a própria Constituição. Estamos diante de uma situação que nos exige demonstrar que o princípio da solidariedade internacional continua em vigor, que a solidariedade não é uma palavra vazia, mas uma posição firme das organizações sindicais que estão neste país.
 
-A Missão foi positiva?
-Eu acredito que foi muito positiva. Conseguimos influir em destacadas instituições como na Defensoria do Povo, na Presidência da Assembleia Nacional, nas autoridades do Canal do Panamá, e lançamos bases importantes para a construção de um cenário de relações trabalhistas que melhor se adapte a uma realidade que sofre mudanças e transformações, devido à economia do Canal. Em contrapartida, a presença da UITA em Changuinola, junto aos trabalhadores bananeiros, foi muito relevante.
 
No entanto, ainda há muitos aspectos negativos que não podemos esquecer, especialmente a atitude retrógrada e ofensiva da ministra do Trabalho, Alma Cortés, que não nos recebeu. Esta senhora deveria continuar fazendo o que sabe: se dedicar ao comércio, aos negócios do Presidente da República e não ter ingressado no Ministério, onde atuou de forma bastante ofensiva em relação à nossa missão.


 

Em Panamá, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

14 de setembro de 2010

 

 

 

  

Fotos: Gerardo Iglesias

 

+ INFO

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905