Panamá

A Lei 30 e a Repressão do governo de Martinelli

A UITA pede ao governo de Martinelli que    cumpra os acordos assumidos com o povo de CHANGUINOLA

 

  

 

 

 

 

 

Excelentíssimo Senhor

Presidente da República do Panamá

Ricardo Alberto Martinelli Berrocal

 

 

Genebra, 7 de abril de 2011

 

Resolução PANAMÁ

 

Senhor Presidente,

 

Em 8 de julho de 2010, o povo de Changuinola em Bocas del Toro foi brutalmente reprimido enquanto marchava pacificamente para manifestar sua insatisfação com a Lei 30.

 

O saldo deste trágico dia foi de cinco pessoas assassinadas e setecentos feridos, vários em estado grave. O Comitê dos Afetados pelo Massacre de Bocas del Toro, fundado em 11 de setembro passado, contabiliza duzentos trabalhadores espancados com marcas e feridas pelo corpo, duas pessoas que perderam totalmente a visão e setenta e duas pessoas apresentando alguma dificuldade visual.

 

As Direções deste Comitê e do Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Banana (SITRAIBANA) insistem em afirmar que o governo de Vossa Excelência ainda não cumpriu a promessa feita de dar atendimento e assistência aos feridos e às famílias dos trabalhadores assassinados.

 

Excelentíssimo Senhor Presidente, o Comitê Executivo Mundial da UITA, reunido em Genebra, Suíça, nos dias 29 e 30 de março, se solidariza com os trabalhadores de Changuinola e solicita a Vossa Excelência a urgente implementação das medidas necessárias para dar cumprimento efetivo ao compromisso assumido pelo seu governo com os afetados pela repressão.

 

A UITA acompanhará atentamente a evolução dos fatos e continuará pressionando nos âmbitos internacionais competentes, até que a administração de Vossa Excelência atenda, na forma devida, às justas reivindicações do SITRAIBANA e do Comitê de Afetados pelo Massacre de Bocas del Toro.

 

Atenciosamente,

 

Ron Oswald

Secretário-Geral

 

 

 

 

C/C  OIT

Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos (OHCHR)

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

 

 

 

A União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hoteis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA) é uma federação sindical internacional composta por 372 organizações filiadas em 119 países que representam um total de 2,6 milhões de membros. Sua sede é em Genebra, Suíça.

Em Ginebra, UITA

Secretaria Geral

12 de abril de 2011

 

 

 

 

+ INFO

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905