Brasil    NEGOCIAÇÃO

     

Reajuste no preço do tabaco segue indefinido

 

Após a segunda rodada de negociação de preços entre a Comissão Interestadual do Tabaco e as empresas fumageiras, realizada no dia 3 de dezembro, na sede da Fetag/RS, continua indefinido o reajuste para o tabaco na safra 2012/2013.

 

As propostas apresentadas pela Souza Cruz 6,9 por cento (6,4 por cento proposta anterior), Philip Morris 7 por cento, Alliance One 6,3 por cento e Universal Leaf 6 por cento que não havia apresentado proposta na primeira reunião, frustraram, mais uma vez, os integrantes da comissão.

 

A representação dos produtores trouxe uma nova proposta de reajuste de 8,25 por cento e as empresas ficaram de analisar internamente e nos próximos dias manifestar uma posição.

 

Conforme o vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, as fumageiras não valorizam o trabalho do fumicultor mesmo em um ano que apresenta cenários positivos de mercado para a cultura, tais como câmbio favorável, estoques baixos e safra dentro dos padrões normais.

 

O dirigente disse que as empresas se limitam a oferecer uma variação que não cobre sequer o custo de produção, sem que o produtor tenha margem de lucratividade para se manter na atividade.

 

A comissão dos produtores é formada pela Fetag-RS, Fetag-SC, Fetaep-PR, Farsul, Faesc, Faep e Afubra

 

 

 

CONTAC

Confederação Nacional dos Trabalhadores

nas Indústrias da Alimentação

26 de junho de 2009

 

 

 

Foto: Luiz Fernando Boaz

  

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905