Guatemala

Rel-UITA com o presidente Álvaro Colom

Em defesa dos sindicatos
e contra a impunidade

 

O presidente da República, Eng. Álvaro Colom, recebeu uma delegação integrada pela Rel-UITA, o Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI), a empresa BANDEGUA (Del Monte) e a Federação Sindical de Trabalhadores da Alimentação e Similares (FESTRAS). A delegação solicitou a intervenção do presidente para o esclarecimento do assassinato de MARCO TULIO RAMIREZ, dirigente do SITRABI, ocorrido no dia 23 setembro de 2007, quando saía de casa para trabalhar em uma plantação de bananas.

 

Por outro lado, a delegação divulgou os as realizações e os objetivos da Mesa de Trabalho que conta com a participação do SITRABI, BANDEGUA, FESTRAS e Rel-UITA. Em um país caracterizado pela cultura anti-sindical e a intolerância, a Mesa de Trabalho está voltada para a construção de um espaço de diálogo eficaz e a busca de soluções para a problemática dos trabalhadores e trabalhadoras, e do próprio setor de produção. Mesmo assim, a Mesa manteve uma série de reuniões com o Ministério do Governo (Interior), onde ações preventivas e de segurança foram coordenadas e que estão impactando positivamente na região bananeira de Izabal. O SITRABI conta com 2.800 filiados, aproximadamente 97 por cento dos trabalhadores registrados pela BANDEGUA, sendo a maior organização de assalariados rurais da América Central.

 

Álvaro Colom, do partido social-democrata Unidade Nacional da Esperança (UNE), que assumiu a presidência da República, no dia 14 de janeiro passado, comprometeu-se a interceder para que o assassinato de MARCO TULIO RAMIREZ, não seja outro dos tantos que a impunidade silencia.

 

Além disso, a Rel-UITA informou ao presidente, sobre a campanha mundial de denúncia e solidariedade que a Internacional de Trabalhadores do Transporte (ITF) desenvolve pelo assassinato de PEDRO ZAMORA, secretário geral do Sindicato de Trabalhadores da Empresa Portuária Quetzal (STEPQ), no dia 15 de janeiro de 2007.

Na Guatemala, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

29 de janeiro de 2008

 

 

 

Galería fotográfica

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905