Colombia COCA COLA

Nova Convenção Coletiva       SICO-Urabá

Fortalecidos os avanços econômicos e sociais

        

 

A Missão da OIT, que em 2008 analisou a situação do sindicalismo e das liberdades sindicais na Colômbia, considerou como muito positivo o clima profissional e de diálogo nas relações de trabalho entre o Sindicato Nacional de Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas (SICO) e a empresa Bebidas e Alimentos de Urabá (BADUR). A assinatura de uma nova Convenção Coletiva reafirma aquela avaliação da OIT e que também é possível construir caminhos para o Trabalho Decente.

 

 

Na sexta-feira, 2 de março, foi assinada a nova Convenção Coletiva de Trabalho entre a empresa Bebidas e Alimentos de Urabá Coca-Cola e o SICO. A Convenção tem dois anos de vigência.

 

O acordo final foi alcançado coincidindo com o final da primeira etapa do acordo direto, o que significa que seu processo foi muito técnico e profissional, e não foi necessário usar a totalidade do tempo estabelecido pela lei, e muito menos um pré-conflito ou uma greve.

 

Os acordos assinados ratificam as cláusulas de garantias sindicais e processos administrativos, e melhoram substancialmente as de caráter econômico, todas consagradas na Convenção Coletiva anterior.

 

O aumento salarial para o primeiro ano de vigência (2012) foi de 7 por cento mais quatro pontos por tabela de vendas, o que significa um total de 11 por cento cumulativo. Para o segundo ano, o aumento será no valor determinado pelo Índice de Preços ao Consumidor de 2012 mais dois pontos, além dos quatro já estabelecidos pela tabela de vendas. Isto significa que, enquanto o valor de negociação para o setor de bebidas na Coca-Cola - FEMSA está em 5,5 na Colômbia, na Coca-Cola Urabá está em 11 por cento, e estima-se que no próximo ano será de 9 por cento .

 

Além disso, os benefícios sobre as gratificações e outros benefícios sociais aumentaram numa média de 7 por cento, enquanto que para os valores fixos, que não se constituem em salário ( são auxílios) foram alcançados diferentes aumentos bem substantivos.

 

Na Assembleia informativa os trabalhadores e trabalhadoras receberam com entusiasmo o acordo, garantindo trabalho com paz na empresa e o fortalecimento do Sindicato. A Assembleia aprovou uma saudação de agradecimento ao apoio prestado pela Rel-UITA, FELATRAC e UNAC no processo de negociação.

 

 

Em Carepa, Luis Alejandro Pedraza

Rel-UITA

9 de março de 2012

 

 

 

 

Fotos: Luis Alejandro Pedraza  

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905