Peru - Coca Cola

SINATREL é o primeiro sindicato
com direito à licença paternidade

Uma boa negociação,
um grande Convênio

 

 

O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Engarrafadora

Latino-Americana (SINATREL) e a Corporação José R. Lindley SA assinaram, no dia 7 de agosto passado, o Convênio Coletivo de Trabalho 2009-2011 que, pela primeira vez no Peru, dá aos trabalhadores de uma empresa privada a licença paternidade com direito a remuneração. Também foram estabelecidos outros benefícios e direitos, o que constitui em um implícito reconhecimento à contribuição dos operários e empregados para o êxito da principal empresa peruana fabricante e engarrafadora de águas, néctares e bebidas gaseificadas, entre elas a Coca-Cola.

Percy Díaz Rodríguez

Julio Falla

 

O SINATREL é o primeiro sindicato peruano que obtém a licença paternidade, conforme estabelece o ponto Nº 8 do Convênio Coletivo de Trabalho 2009-2011 pelo qual a empresa se compromete a “conceder dois dias remunerados pelo nascimento de seus filhos", acordo que contribuirá para fortalecer os laços familiares dos trabalhadores da Corporação José R. Lindley SA.

 

No Convênio também ficou estabelecido um aumento salarial de 56,3 dólares mensais, que passará a ser pago no período de abril de 2009 a abril de 2010; no período seguinte –de 2010 a 2011– o aumento será de 61,4 dólares. Além disso, será implementado um bônus, por desempenho de metas e resultados, equivalente a 20 por cento da remuneração básica; ainda será dada aos trabalhadores, sujeitas à negociação coletiva, uma bonificação familiar de 18,7 dólares mensais, uma bonificação por estudos para o trabalhador que tiver filhos com idade entre 3 e 25 anos, entre outros benefícios.

 

Por outro lado, a empresa se compromete a doar 15 mil dólares “para serem utilizados na compra de um terreno para ser a sede do sindicato”, para o qual o SINATREL deverá obter personalidade jurídica e se inscrever no Registro de Instituições Receptoras de Doações, gestão que já está sendo feita pelos dirigentes sindicais.

 

Uma antiga reivindicação

 

“Conseguimos assinar um bom Convênio e temos que reconhecer a vontade da empresa em chegar a um entendimento. De alguma forma, acredito que se tentou compensar o esforço dos seus trabalhadores. A empresa praticamente está sozinha no mercado de bebidas gasosas, é rentável, suas vendas este ano estão crescendo em uma média de 10 por cento, e acredito que isso também influencia”, afirmou ao Sirel, Percy Díaz Rodríguez, secretário geral do SINATREL.

 

A licença paternidade era uma “reivindicação antiga e de muitos trabalhadores, porque quando o trabalhador vivenciava essa data tão importante, como é o nascimento de uma filha ou filho, tinha que pedir autorização para se ausentar e pagar as horas que havia faltado. Era um grande problema porque, a longo prazo, o trabalhador tinha menos tempo para estar junto à família”, explicou.

 

Para premiar a responsabilidade dos filiados ao SINATREL, incorporaram o “bônus por pontualidade”, o mesmo que foi aprovado na negociação: “É uma forma de promover a responsabilidade dos trabalhadores e mudar a mentalidade; outro benefício é o bônus para os filhos mais estudiosos, pois dessa maneira incentivamos e reconhecemos o esforço”, acrescentou.

 

O trabalho dos dirigentes dos órgãos internos do Sindicato também foi reconhecido neste Convênio Coletivo e eles irão dispor de licença sindical, como afirmou Díaz. “Dos 350 dias de licença sindical que temos e que podemos trocar entre todos os dirigentes, porque ninguém tem licença permanente neste Convênio, conseguimos ampliá-lo para as Comissões de Trabalho, já que eles não tinham este benefício”.

 

“Para ser dirigente é preciso tempo, e tínhamos problemas para constituir as comissões, mas agora, com as licenças, os companheiros poderão participar das Comissões de Trabalho, do Comitê Eleitoral, das Comissões Revisoras de Contas e dos diferentes órgãos internos do Sindicato sem comprometer o seu tempo livre, que é dedicado à família. Para o próximo ano serão 100 horas a mais, teremos 450 horas para distribuir entre todos”, disse Percy Díaz.

 

Nossa principal força é a unidade

 

Ao se referir ao êxito da negociação, após reconhecer o importante papel cumprido pela comissão negociadora da empresa, ficou claro que só foi possível graças à força e à unidade com que conta o Sindicato: “O SINATREL é uma organização que com o tempo foi se fortalecendo, tivemos desistências, fechamentos coletivos, demissões, mas a unidade se manteve; essa é uma das forças com que contamos”.

 

Para os próximos meses definimos trabalhar no fortalecimento do Sindicato, organizar e promover mais capacitações para seus filiados a nível nacional. O SINATREL tem suas bases nos departamentos de Arequipa, Cusco, Ica, Trujillo e Lima.

 

O secretário geral do SINATREL destacou, também, que a negociação chegou a um bom termo porque contaram com o apoio de instituições amigas “como a UITA, que esteve conosco nos momentos difíceis e sua contribuição foi transcendental. Por isso, reconhecemos e valorizamos muito o apoio de vocês e daqueles que estão sempre conosco”.

 

Convênio do SINATREL é um marco

 

Julio Falla, presidente do setor Alimentos, Bebidas e Afins da Confederação Geral de Trabalhadores (CGTP-ABA), destacou as vitórias obtidas pelo SINATREL: “É o melhor acordo conquistado até a presente data e vai servir para que, nos próximos meses, o Sindicato cresça, e isso graças à perseverança e dedicação de seus dirigentes”.

 

“O SINATREL está por fazer oito anos. É um sindicato relativamente jovem que tem como filosofia que os direitos conquistados, consensuais, são direitos irrenunciáveis”, acrescentou.

 

Como presidente do setor, ele felicitou os dirigentes e delegados da base que integraram a Comissão Nacional por “Este resultado que é um marco na história da negociação peruana”.

 

Também expressou seu reconhecimento perante a comissão negociadora da empresa “porque, quando ambas as partes dialogam com vontade e autenticidade, estes são os resultados. Parabéns aos rapazes e que consigam mais vitórias para o SINATREL Coca-Cola”.

 

Falla lembrou que a setorial oferece apoio aos sindicatos, e isso é possível porque “contamos com o apoio de várias organizações, especialmente da UITA. Continuamente estamos coordenando com a companheira Patricia Iglesias, que sempre está conosco nos bons e maus momentos do sindicalismo peruano”.
 

 

Em Lima, Julia Vicuña Yacarine

Rel-UITA

21 de Agosto de 2009

 

 

 

Fotos: Julia Vicuña Yacarine

 

Volver a Portada

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905