Brasil

Assassinato de Anderson Luiz Souza Santos

Presidente de SINTRAFRIO e Diretor da Confederação Nacional

dos Trabalhadores da Alimentação da CUT

Sindicalista morto, não deve ser sindicalista esquecido, a luta do Anderson deverá ser lembrada e vista como exemplo de alguém que não se acovarda diante das impunidades.

 

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, na Manipulação, Transformação, Centro de Distribuição e Estocagem de Carnes e derivados, Frios, de Laticínios e Derivados, Pescados, Produtos Vegetais e seus Derivados, e de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados dos Municípios do Rio de Janeiro e os da Baixada Fluminense


 

 

A Diretoria do Sintrafrio do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, com enorme consternação, recebeu a trágica notícia do assassinato do Presidente de nosso sindicato e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação da CUT, Anderson Luiz Souza Santos, que foi baleado por volta das 8h30min deste dia 10de abril em São João do Meriti nas proximidades de sua residência.

 Anderson Luiz Souza Santos

 

Desde que recebemos a notícia, vários diretores de nosso Sindicato deslocaram-se para o local do crime. Nossa dor, então, se soma à revolta diante do fato de que o corpo de nosso companheiro ficou por mais de 6 horas abandonado na rua, tendo sido levado para o IML depois das 14h30min, numa demonstração do total descaso das autoridades públicas numa situação tão trágica.

 

Viemos a público exigir dessas autoridades, em particular da Governadora do Estado do Rio de Janeiro e seu Secretário de Segurança Pública, Sr. Roberto Precioso Júnior, bem como de todas as autoridades competentes do Governo Federal, a apuração imediata deste bárbaro crime, bem como a punição exemplar dos seus responsáveis.

 

Queremos homenagear a memória do companheiro Anderson Luiz, presidente por duas gestões de nosso Sindicato, que acabara de realizar a assembléia de eleição de delegados para o próximo congresso nacional da CUT, apenas 24 horas antes de seu assassinato.

 

Toda a sua vida foi dedicada a organização da luta dos explorados e oprimidos. Desde muito jovem, organizando o movimento estudantil em São João do Meriti e, depois, transformando-se num destacado dirigente do movimento sindical no Rio de Janeiro, reconhecido por todos pela sua determinação e combatividade.

 

E a melhor homenagem que podemos fazer ao companheiro Anderson é a de prosseguir na luta que foi a sua em defesa dos interesses dos trabalhadores contra toda forma de opressão e exploração.

 

Queremos expressar também a nossa completa solidariedade com os familiares e com a esposa do companheiro Anderson, Aline, neste momento de profunda dor e convidar todos para o seu enterro, hoje às 11:30  no cemitério Jardim da Saudade em Mesquita/Edison Passos.

 

Sérgio Pinto Soares

Secretário Geral

 

 

Rua Ibituruna, 14 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20.271-020 - Tel./Fax 3872-7843

Fundado em 25 de Junho de 1931 - SEDE PRÓPRIA

 

Sub Sede – Rua Manoel Teles, 77 sala 502 – Duque de Caxias – RJ – CEP: 25.010-090 - Tel. 2652-1349

© Rel-UITA

11 de abril de 2006

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905