Colômbia

Ameaça contra a liderança sindical

Comunicado à Opinião Pública

 

 

 

Sindicato Nacional de Trabajadores de la Industria Agropecuaria

Junta Nacional

 

 

A Direção Nacional do SINTRAINAGRO, a União Nacional Agro-alimentícia da Colômbia (UNAC) e a Central Única de Trabalhadores ( CUT), denunciam publicamente a ameaça contra os dirigentes sindicais do SINTRAINAGRO, especialmente contra OSWALDO CUADRADO e MEDARDO CUESTA, integrantes da Direção Nacional.

 

O incidente ocorreu no dia 26 de outubro de 2006, quando indivíduos armados, que estavam de moto e com os rostos cobertos pelo capacete, entraram na casa de MEDARDO CUESTA, localizada na cidade de Apartadó, na região bananeira de Urabá. Como não o encontraram, entregaram para a empregada doméstica um panfleto ameaçador dirigido ao companheiro CUESTA.

 

Este fato coloca toda a liderança do SINTRAINAGRO em estado de alerta máximo, em face da grave alteração da ordem pública envolvida neste ato ameaçador,  que infelizmente se inscreve (no contexto de uma série de mortes violentas que vêm ocorrendo na região.

 

Portanto, solicitamos às autoridades judiciais e à Procuradoria Geral da Nação que levem a cabo as investigações pertinentes para esclarecer os fatos e identificar os seus autores.

 

Pedimos também que os governos departamental e nacional tomem medidas urgentes de proteção, bem como reforcem a segurança de alguns dirigentes do SINTRAINGRO, através da vice-presidência da República, do Programa de Direitos Humanos do Ministério do Interior e do CRER.

 

 

 

                    GUILLERMO RIVERA                                 ADELA TORRES VALOY

             Presidente Nacional Sintrainagro               Secretária Geral Sintrainagro Nacional

 

 

                  LUIS HERNÁN CORREA                            LUIS ALEJANDRO PEDRAZA

                      Presidente (E) CUT                                  Presidente Nacional UNAC

 

 

 www.sintrainagro.org.co

1-11-2006

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905