Perú  BEBIDAS

     

Trabalhadores da Kola Real marcham em direção a Lima exigindo a reintegração de dirigente sindical

 

  Galería Fotográfica  
   

 

 
A empresa se reunirá na segunda-feira, 27 de fevereiro, com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Engarrafadora San Miguel del Sur SAC, Nivel Nacional (SINKR), para discutir a demissão arbitrária do sub-secretário geral do Sindicato por "falta grave", após um episódio violento provocado por um trabalhador muito ligado à empresa.

 

Apelando para a violência, a Engarrafadora San Miguel del Sur teria encontrado a justa causa para demitir Roberto Carlos Medina, subsecretário do Sindicato, que foi atacado por um trabalhador "incondicional" da empresa que, atuando como um gângster, agrediu-o física e verbalmente.

 

Ao final do violento episódio, o dirigente sindical recebeu uma carta de aviso prévio e, alguns dias depois, a notificação definitiva que o põe para fora da empresa.

   
 

Roberto Carlos Medina, subsecretário do Sindicato, foi atacado por um trabalhador "incondicional" da empresa que, atuando como um gângster, agrediu-o física e verbalmente.

   

 

Para expressar a sua oposição, e ao mesmo tempo mostrar que estão muito unidos, os trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores da Engarrafadora San Miguel del Sur SAC, Nível Nacional (SINKR), paralisaram o trabalho na quarta-feira 22 de fevereiro, nas fábricas de Huara (a 149 km ao norte de Lima), e Arequipa (a 1009 quilômetros ao sul de Lima) e se mobilizaram na direção dos escritórios centrais da empresa, localizados na capital, exigindo a reintegração de seu dirigente.


 

Carlos Haytan, secretário-geral do SINKR, disse ao Sirel: "Viemos exigir que seja apresentada um novo relatório da segurança; a decisão se deu de forma muito precipitada, sem que fossem analisadas as câmeras de vídeo existentes na fábrica. Estas filmagens são provas evidentes do que realmente aconteceu. Também não foram ouvidas as testemunhas do incidente provocado por Gabriel Montesinos, o trabalhador que agrediu o nosso companheiro."

 

De acordo com um relatório de segurança da empresa ((Nº 003- SEGURIDAD CIVIL – ESMS), o dirigente sindical e o trabalhador Montesinos foram encontrados discutindo e agredindo-se mutuamente no banheiro da área de Produção e que, devido à gravidade do incidente, foi solicitada intervenção da polícia.

   
 

A viagem para Lima e a paralisação surpreenderam a empresa, já que é a primeira vez que as duas fábricas (Huara e Arequipa) interrompem o seu trabalho.

   

 

Para os trabalhadores filiados ao SINKR, o incidente teria sido "preparado" para haver um pretexto para demitir o subsecretário do Sindicato por falta grave, o que constitui causa de demissão. Isto afeta a organização dos trabalhadores que, desde agosto de 2011, reúne os trabalhadores tanto das fábricas de Huara como de Arequipa.

 

Em Lima, os dirigentes se reuniram com um representante da empresa que os convocou para uma reunião na segunda-feira 27 de fevereiro, enquanto lhes solicitou que encerrassem a paralisação, voltando ao trabalho e aos plantões nas fábricas.

 

Para Haytan, contratado pela empresa há mais de nove anos, a viagem a Lima e a paralisação foram uma surpresa para a empresa, pois é a primeira vez que as duas fábricas (Huara e Arequipa) interrompem o seu trabalho. "Eles nos pediram que o turno da noite trabalhasse hoje de qualquer maneira. Nossa mobilização, a caminho de Lima, afetou algumas linhas de produção da empresa e estão preocupados”, explicou.


A Engarrafadora San Miguel del Sur pertence a uma parte da família Añaños, independente do grupo peruano Ajegroup. É conhecida comercialmente como KR, sigla de Kola Real, refrigerante lançado no mercado em 1988, na cidade de Ayacucho, e é hoje uma transnacional.

Seus produtos mais conhecidos são Kola Real, Oro e Cielo, e nos últimos anos foram lançados outros produtos que tiveram uma grande aceitação, como Kris, Fruvi, Sline e Generade, reidratante com sabores de frutas naturais.
 

 

Em Lima, Julia Vicuña Yacarine

Rel-UITA

29 de fevereiro de 2012

 

 

 

 

 

 

artículos relacionados 

24-2-2012 Perú | SINDICATOS | BEBIDAS

Trabajadores de Kola Real marchan hacia Lima

exigiendo reposición de dirigente sindical

Rel-UITA | Julia Vicuña Yacarine

14-12-2009  Perú - AJEGROUP       
AJEGROUP compra responsabilidad social empresarial -de la barata- y una campeona peruana que en realidad es rusa

Rel-
UITA l Enildo Iglesias

26-11-2009   Perú
Trabajadores de AJEGROUP

en huelga de hambre
Demandan incrementos salariales y un mejor trato al Sindicato 
Rel-UITA l Julia Vicuña Yacarine¡

29-5-2008   República Dominicana

Con gran empeño y ética pequeña,
se amañan los Añaños

Una vez más debemos ocuparnos de ella debido
a su congénito y furibundo antisindicalismo

Rel-UITA | Enildo Iglesias

Perú 5-05-2005

Kola Real: Terrorismo en su origen y en sus prácticas

Por Enildo Iglesias

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905