Brasil

Ver sección completa

Nota de CONTAC

al Presidente de Argentina

 

Representante de

 CONTAC entrega la carta dirigida al Dr. Néstor Kirchner a la Consul General adjunto de Argentina en Brasil

  

 

 

 

São Paulo, 24 de maio de 2007

 

Exmo. Sr. Presidente da República Argentina

Dr. Néstor Carlos Kirchner

 

  

Exmo. Sr. Presidente,

 

Em nome da CONTAC, dirigimo-nos a Vossa Excelência para manifestar o nosso apoio incondicional às reivindicações de nossa organização irmã, a União de Trabalhadores do Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA).

 

É fato comprovado e sabido que este setor padece há anos do estorvo da impunidade que desde a ditadura beneficiou os empresários que incorriam em práticas ilegais e anti-sindicais, particularmente a não declarada contratação de trabalho sem carteira assinada. A este abusivo flagelo somou-se, posteriormente, o do trabalho de meia jornada e ultimamente também o sistema de estágios, cujo uso perverso por parte de alguns empresários veio acentuar o caos e a hipocrisia profissional contra as quais UTHGRA vem lutando ativamente.

 

Por outro lado, é notório o considerável crescimento experimentado pelo setor de turismo: do início do ano até agora, a quantidade de turistas que entraram na Argentina supera em 600 mil os que chegaram durante todo o ano passado. Além disso, já havia sido verificado um importante crescimento com respeito aos anos anteriores. Uma parte considerável deste aumento corresponde a pessoas com alto poder aquisitivo, ou seja, o chamado "turismo VIP", que deixa no país muito mais dinheiro que o turismo habitual. Isto provoca uma maior atividade em todos os setores representados pela UTHGRA, maiores rendimentos e mais benefícios... para os empresários. Os salários das trabalhadoras e dos trabalhadores, no entanto, permanecem baixos, sem uma real correspondência ao esforço que assegura a evolução da atividade e a faz frutificar e crescer.

 

É notória, além disso, a vontade de diálogo e de negociação sempre mantida por UTHGRA. Por conseguinte, temos a convicção de que, se o sindicato adotar medidas de força, terá sido, realmente, porque não lhe foi dada outra opção.

 

Por estas razões, apoiamos sem reservas, não só as reivindicações da UTHGRA, como também a todas e a cada uma das ações que ela assim decida e venha a instrumentar em defesa dos interesses, dignidade e qualidade de vida dos trabalhadores, trabalhadoras e respectivas famílias.

 

Acreditamos que o Governo de Vossa Excelência, comprometido com o mundo do trabalho, é sensível às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para que se chegue a acordos profundos e duradouros, visando o bem da classe trabalhadora e, em definitivo, o bem da Argentina.

 

Respeitosas saudações.

 

 

Siderlei Oliveira

Presidente

 

 

 

Rel-UITA

28 de mayo de 2007

 

 

Galería Fotográfica                     Más Información

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905