Argentina

UTHGRA reivindica um aumento salarial
para os trabalhadores em concessões
concedidas pelo governo portenho

Luis Barrionuevo

 

 

A União de Trabalhadores do Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA) realizou, ontem ao meio-dia, um protesto em frente à sede do governo portenho, reivindicando um aumento salarial para os trabalhadores do setor que estão empregados em concessões concedidas pelo governo municipal

 

 

 

 

O conflito vem desde abril quando começou a discussão salarial entre o sindicato e a Câmara Argentina de Concessionários de Serviços de Refeitórios e Cantinas (CACYR*), na sigla em espanhol) e está na etapa de conciliação obrigatória determinada pelo Ministério do Trabalho da Nação.

 

O sindicato exige um aumento salarial médio de 18% a 23%, enquanto que a Câmara ofereceu para as empresas particulares do setor um aumento inferior a 13% e para as estatais de 8%.

 

O sindicato rechaçou totalmente a proposta, abandonou a mesa de negociações e começou uma série de medidas de protesto, entre elas a mobilização de ontem contra a sede do governo metropolitano.

 

“Em 2006, o sindicato fez um acordo com o mesmo setor referente a um aumento salarial de 19% para as empresas particulares e de 18% para as estatais e, por isso, agora é impossível aceitar uma oferta irrisória que nem chega aos 13% e 8% respectivamente", afirmaram fontes sindicais.

 

A UTHGRA busca que o governo portenho aumente o valor da refeição cobrada pelos concessionários que servem refeições em dependências municipais, e que este aumento seja transferido aos trabalhadores e trabalhadoras do setor.

 

A situação afeta as trabalhadoras e os trabalhadores filiados ao sindicato de gastronômicos que executam suas tarefas em hospitais, colégios, colônias e refeitórios administrados por concessionárias que dependem do governo da cidade de Buenos Aires.

 

As fontes sindicais explicaram que, em alguns casos, as empresas recebem um subsídio de 14 pesos para oferecer quatro refeições diárias.

 

Além disso, saiu a informação de que, nas próximas horas, serão realizadas reuniões para tratar desta situação com autoridades dos governos de diferentes províncias.

 

Vale lembrar que recentemente a UTHGRA acordou, com o setor hoteleiro, um aumento salarial de 23% para os funcionários de bares e restaurantes.

 

Noticias Gremiales

2 de agosto de 2007

 

* No original: Cámara Argentina de Concesionarios de

   Servicios de Comedores y Refrigerios (CACYR) 

 

artículos relacionados

19-7-2007   Argentina

Exitosa negociación de hoteleros y gastronómicos

Con Norberto Latorre, de UTHGRA | Por Carlos Amorín

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905