Você sabia?

Fatos e cifras sobre a Água e a população

 

  • O rápido crescimento da população mundial se constitui em uma das transformações mais visíveis e dramáticas ocorridas no mundo durante os últimos 100 anos. O crescimento demográfico traz implicações de grande importância para todos os aspectos do uso dos recursos, incluído o recurso hídrico.

  • Apesar de a água ser um recurso renovável, só é renovável dentro de determinados limites, pois sua capacidade para satisfazer a crescente demanda é finita.

  • O abastecimento mundial de água per capita diminuiu um terço entre 1970 e 1990. Sem dúvida o crescimento demográfico foi e continuará sendo um dos principais motores das mudanças nos modelos de uso dos recursos hídricos.

  • Apesar de existirem diferentes opiniões, a maioria das projeções estima que a desaceleração das taxas de crescimento demográfico continuará e que a população mundial se estabilizará em torno de 9.300 milhões de pessoas (mais de 50 por cento superior à população de 2001 que chegava aos 6.100 milhões) na metade do século XXI.

  • A perspectiva global da disponibilidade de água em relação à população ressalta as desigualdades entre continentes e, principalmente, a pressão à que se vê submetido o continente asiático que concentra 60 por cento da população mundial e só dispõe de 36 por cento dos recursos hídricos do planeta. Nos outros continentes, a disponibilidade de água em relação à população é a seguinte: a Europa abriga 13 por cento da população mundial e dispõe de 8 por cento dos recursos hídricos do planeta: a África 13 por cento da população mundial e 11 por cento dos recursos hídricos; a América do Norte e Central contam com 15 por cento da água para 8 por cento da população do mundo; a Oceania conta com 5 por cento dos recursos hídricos do mundo e apenas 1 por cento da população mundial e a América do Sul desfruta de 26 por cento dos recursos hídricos do planeta para 6 por cento da população mundial.

  • A água doce está distribuída de forma muito irregular: quase 500 milhões de pessoas se vêem afetadas pela tensão hídrica ou por uma escassez grave de água.

  • Com base nas últimas projeções de população realizadas pelas Nações Unidas, foram desenvolvidos vários cenários relativos à disponibilidade de água. Segundo estas projeções, o futuro para muitas regiões do mundo parece sombrio. A projeção mais alarmante indica que, para 2050, quase 7.000 milhões de pessoas sofrerão escassez de água em 60 países. Inclusive em projeções mais otimistas, cerca de 2.000 milhões de pessoas, ou um pouco menos, em 48 países lutarão contra a escassez de água em 2050.

  • Para o ano de 2025, estima-se que o planeta necessitará de 17 por cento a mais de água para poder produzir os alimentos adicionais necessários à crescente população dos países em desenvolvimento. O consumo total de água aumentará em 40 por cento.

  • A África Subsaariana é a região que conta com os níveis mais baixos de cobertura de água potável, pois somente 60 por cento da população contam com esse serviço.

Portal UNESCO da Água

15 de julho de 2008

  

 

Foto: care.org.ni

 

artigos relacionados

4-4-2008
¿Sabía que…?
Hechos y cifras sobre el agua y el saneamiento
Portal UNESCO del Agua

4-3-2008

¿Sabía que…?

Hechos y cifras sobre la Región Amazónica

12-2-2008   Uruguay

Agua, desarrollo y soberanía nacional

Con Adriana Marquisio

Víctor L Bacchetta

23-1-2008

¿Sabía que…?

Hechos y cifras sobre la región del Lago Victoria

Portal UNESCO del agua

 

 

 Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905