Brasil

 

Justiça suspende liberação de milho transgênico aprovada por CTNBio

 

Juíza federal suspende liberação do milho Libert Link, da multinacional Bayer CropCience, até que sejam estipuladas medidas de biossegurança que garantam a coexistência com variedades orgânicas, convencionais ou ecológicas

 

A Justiça Federal suspendeu, na tarde da última quinta-feira (28), a liberação comercial da variedade transgênica de milho Liberty Link, da multinacional Bayer CropCience. A liberação havia sido aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no dia 16 de maio.

 

A decisão da Justiça foi uma resposta a uma Ação Civil Pública ajuizada pelas organizações Terra de Direitos, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Associação Nacional de Pequenos Agricultores e ASPTA contra a decisão da CTNBio.

 

De acordo com liminar deferida pela juíza federal Pepita Durski Tramontini Mazini, da Vara Ambiental, Agrária e Residual de Curitiba, ficam suspensos “os efeitos da autorização de liberação comercial do milho geneticamente modificado denominado Liberty Link, constante do Parecer Técnico nº 987/2007, até que se proceda preliminarmente à elaboração de medidas de biossegurança que garantam a coexistência das variedades orgânicas, convencionais ou ecológicas com as variedades transgênicas, bem assim os termos atinentes ao monitoramento previsto em referido parecer”.

 

A liminar também proíbe a CTNBio de atender a qualquer outro pedido de liberação comercial de milho geneticamente modificado, sem que se proceda preliminarmente à elaboração de medidas de biossegurança. No momento, seis variedades de milho, três de algodão e uma de arroz estão na fila para a autorização da CTNBio.

 

Por fim, para reforçar a necessidade de observância do princípio de precaução referente à biossegurança no país, a juíza proibiu especificamente que o milho transgênico seja liberado nas regiões Norte e Nordeste, onde não ocorreu nenhum tipo de estudo que permitisse à “CTNBio convalidar seu entendimento quanto à viabilidade de liberação nas mesmas, prevendo as medidas de segurança e restrições de uso que atendam às suas particularidades”.

 

Segundo a advogada Maria Rita Reis, que assinou a Ação Civil Pública pela Terra de Direitos, a decisão da Justiça é de grande importância porque encaminha as discussões internas da CTNBio no rumo do estabelecimento de normas. No caso específico do Liberty Link, explica Maria Rita, o órgão descumpriu uma obrigação legal ao não determinar medidas que garantissem a não contaminação de outras variedades pela transgênica.

 

Por outro lado, a advogada defende que a elaboração das regras de biossegurança não permaneça sob responsabilidade da CTNBio – que tem prerrogativa legal para tanto -, mas que as normas sejam discutidas no âmbito do Conselho Nacional de Biossegurança, composto por 11 ministérios (Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Justiça, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Relações Exteriores, Defesa e Secretário Especial de Aqüicultura e Pesca).

 

“A CTNBio não está preparada para definir regras de biossegurança porque a questão não depende apenas de análises de riscos de contaminação de uma planta, mas sim de como se organiza a cadeia produtiva no país. Isto envolve outras legislações, e acreditamos que apenas o Conselho teria capacidade de elaborar as normas de biossegurança corretamente”, explica Maria Rita.

artículos relacionados  

24-5-2007    Brasil
Ministerio Público promete reacción a la aprobación del maíz transgénico en la CTNBio | Radioagência Noticias do Planalto

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905