Brasil

A FEMSA atrapalha a negociação

coletiva em Limeira (SP)

Depois de ter introduzido uma forte terceirização na distribuidora de Cosmópolis, a empresa pretende fazer um convênio menos favorável comparado ao estipulado com os trabalhadores da fábrica industrial.

 

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Artur Bueno de Camargo, informou ao Sirel que, como estava previsto, no dia 1º de março passado foi retomada a negociação com a empresa FEMSA - Coca-cola para a fábrica de Jundiaí. “Eles só fizeram uma proposta em julho, segundo a qual os salários aumentam 6 por cento, são pagos 200 reais de abono (US$ 122) e foi eliminado o banco de horas, uma antiga reivindicação nossa”.

 

Historicamente, os acordos alcançados em Jundiaí são estendidos à distribuidora da empresa localizada na cidade de Cosmópolis, onde está situada uma base do Sindicato de Trabalhadores da Alimentação de Limeira. Nesta oportunidade, no entanto, a empresa se nega a estendê-los, pretendendo manter o banco de horas, além de não concordar com o abono de 200 reais.

 

“Ontem fizemos uma assembléia na porta da empresa em Cosmópolis -relata Artur-, na qual os trabalhadores aprovaram a moção que reivindicava que a FEMSA oferecesse a eles a mesma proposta de Jundiaí. Desta forma, hoje estamos notificando a companhia sobre esta posição dos trabalhadores, e continuaremos lutando para que os acordos históricos sejam respeitados”.

 

 Se depois de notificada oficialmente sobre a reivindicação dos trabalhadores de Cosmópolis, a empresa não aplicar os acordos de Jundiaí, o sindicato “tomará outras medidas como recorrer à Oficina Regional de Trabalho e, se ainda persistir na negativa, recorreremos ao Tribunal Regional do Trabalho”, anunciou Artur Bueno.

 

  

Carlos Amorín

Rel-UITA

19 de agosto de 2008

 

 

 

Fotocomposición: Rel-UITA

artículos relacionados

3-7-2008   Brasil    Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
FEMSA continúa creciendo
Nueva compra mejora su posición en el mercado refresquero brasileño

Rel-UITA | Gerardo Iglesias

30-7-2007   Brasil
FEMSA se queda con otra embotelladora de Coca Cola

Esta vez le toca el turno a la brasileña REMIL

Rel-UITA

15-2-2007   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
Coca Cola, úselo y tírelo
Salvando al planeta y a los trabajadores | Por Gerardo Iglesias

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905