compañias

JBS

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

   Brasil- Italia | SINDICATOS | JBS

Com Umberto Franciosi

A FLAI se solidariza
com os trabalhadores
demitidos da JBS-Friboi

 "É inconcebível
o que está acontecendo no Brasil"

  

A notícia da onda de fechamentos de fábricas e demissões arbitrárias de trabalhadores da JBS-Friboi no Brasil já chegou à Itália, gerando uma forte rejeição a estas políticas empresariais e uma profunda solidariedade com os operários demitidos por parte da Federação dos Trabalhadores da Agroindústria (FLAI).
 
 

Enquanto, em seu país de origem, a JBS-Friboi continua fechando fábricas e demitindo trabalhadores, sem dar qualquer tipo de explicação, na Itália a empresa continua fazendo negócios lucrativos.
 
Imediatamente após haver concordado com o Gruppo Cremonini sobre a dissolução da joint-venture Inalca-JBS, e de ter recebido quase 219 milhões de euros como restituição das ações que representavam 50 por cento do capital social, a gigante brasileira em processamento de carne bovina investiu 100 milhões na aquisição da totalidade do capital da empresa italiana de embutidos Rigamonti.

Quando as empresas começam a crescer sem nenhum controle, adquirem um imenso poder ao longo da cadeia de produção. No final, são sempre os trabalhadores que pagam o pato

 
Rigamonti, empresa líder na Itália na produção de carne bovina curada (Bresaola), produz cerca de 7 mil toneladas de carne processada por ano e controla 40 por cento do mercado italiano. Tem um faturamento bruto de 130 milhões de euros e exporta para 16 países no mundo.
 
Através da JBS Italia também atua no setor de processamento de couro com distribuição para a Europa e a Ásia.
 
"É incrível o que a JBS está fazendo no Brasil. Isso ocorre quando não se colocam os limites legais para o crescimento e a monopolização do mercado por estes gigantes transnacionais. No final, são estas empresas as que acabam por ditar e impor suas próprias regras", expressou ao Sirel Umberto Franciosi, secretário provincial da FLAI|CGIL, em Módena, Itália.
 
Segundo Franciosi, é imprescindível haver promoção e implementação de políticas antitruste, especialmente quando se trata do setor da alimentação. " Quando as empresas começam a crescer sem nenhum controle, adquirem um imenso poder ao longo da cadeia de produção. No final são sempre os trabalhadores que pagam o pato", disse ele.
 
O dirigente sindical da FLAI|CGIL  definiu como "brutal e bárbara" a decisão da JBS-Friboi de demitir mais de 1.300 trabalhadores sem qualquer aviso prévio ou explicação.

"Em um momento tão delicado como este, é indispensável o apoio do governo brasileiro de forma a contribuir decididamente para a busca de uma solução para o conflito”


A decisão de fechar a planta de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, está criando um sério impacto social, já que representa dois terços da economia da cidade.

 
Ele também observou a urgência de o governo brasileiro, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com quase um terço das ações da JBS, tomar medidas sobre o assunto.
 
"Em um momento tão delicado como este, é indispensável o apoio do governo brasileiro de forma a contribuir decididamente para a busca de uma solução para o conflito", afirmou Franciosi.
 
O dirigente sindical da FLAI reiterou a solidariedade e o apoio incondicional desta organização com a luta dos trabalhadores demitidos pela JBS-Friboi, que já começaram suas manifestações de protesto na semana passada.
 
"A FLAI se solidariza com todos os trabalhadores demitidos.Sabemos que são situações que exaltam os ânimos e nos preocupa o que possa vir a acontecer. Acreditamos que a patronal e o próprio governo devem reconsiderar e encontrar imediatamente uma solução para esta situação ", concluiu Franciosi.
 
 

Em Managua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

28 de setembro de 2011

 

 

 

 

Fotos: FLAI/CGIL

 

artículos relacionados 

21-9-2011  Brasil | FRIGORÍFICO | MULTA
JBS S.A. terá que pagar R$ 50 mil por danos morais
TST condena frigorífico a indenizar funcionária por fazê-la andar seminua

G1.globo.com

19-9-2011  Brasil | FRIGORÍFICOS | JBS
JBS Friboi, rastro de sangue
Reportagem do Brasil de Fato denuncia que, apesar do extenso currículo de lesões e mutilações, empresa recebe bilhões do BNDES
Rel-UITA | CONTAC | CUT Leonardo Severo

12-9-2011  Brasil | SINDICATOS | JBS  Español  Versão PORTUGUÉS  English Version  Versione italiana
JBS cierra plantas en Brasil
Trabajadores de frigoríficos cortan ruta y permanecen movilizados
Rel-UITA | Amalia Antúnez

12-9-2011 Brasil | SINDICATOS | JBS
JBS no Brasil
Demitidos do frigorífico fecham ponte em Epitácio
Video 
Rel-UITA | FORÇA SINDICAL

 

 

más información

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905