compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

     Brasil

 

Com Artur Bueno de Camargo

Uma estratégia comum
para enfrentar a Unilever

   

 

Durante o recente III Encontro Internacional dos Trabalhadores da Unilever que ocorreu em São Paulo, Sirel conversou com Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação (CNTA), que fez um balance da atividade.

 

-Qual foi a importância deste Encontro?

-Foi enorme, porque tivemos a oportunidade de conhecer como a Unilever trata os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, da Argentina e do Chile. Pudemos comprovar que em geral as condições são iguais para todos, só que a transnacional iguala para baixo. Nunca tenta melhorar a situação dos trabalhadores, já que busca sempre diminuir seus gastos em mão-de-obra.

 

É por isso que do ponto de vista organizativo estamos buscando criar uma Coordenação Latino-Americana para poder ter um diálogo mais frequente entre nós, e inclusive coordenar ações no futuro.

 

É importante deixar de lado as diferenças que possam existir entre as diversas entidades envolvidas. Antes de tudo devem estar os interesses dos trabalhadores. Isto foi o que debatemos nesta reunião, e por isso a CNTA e a CONTAC estão refletindo em conjunto sobre uma forma de melhor nos organizarmos visando enfrentar a atual conjuntura na Unilever. Para isso, devemos ter uma estratégia comum.

 

Quero acrescentar que as demissões que a Unilever está promovendo não têm nenhuma justificativa. As vendas se mantiveram, esta não é a causa, e temos que investigar para compreender qual é a razão ou a intenção destas demissões para nos anteciparmos à empresa.

 

Este processo foi possível graças à UITA que consegue atrair todos os setores organizados, e nesse sentido quero ressaltar a proposta surgida neste Encontro de procurar os caminhos para abrir um espaço de coordenação entre os sindicatos da alimentação e do setor químico que representam os trabalhadores da Unilever. Este caminho será possível se realizarmos uma negociação conjunta, já que todos somos empregados da mesma empresa.

Em São Paulo, Carlos Amorín
Rel-UITA
24 de março de 2009

 

 

 

artículos relacionados 

19-3-2009 Brasil - Unilever
Trabajar en unidad y con propuestas concretas
Con Neuza Barbosa de Lima

Rel-UITA | Carlos Amorín

 

Más Información y Galería Fotográfica

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905