compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

     Brasil

 

Com Siderlei Silva de Oliveira

 

Unir todos os sindicatos
da Unilever

   

  

No III Encontro Internacional dos Trabalhadores da Unilever, realizado nos dias 3 e 4 de março em São Paulo, Sirel dialogou com Siderlei Silva de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação (CONTAC) e integrante do Comitê Executivo Latino-Americano da UITA.

 

-Como você caracterizaria os resultados deste encontro?

-O trabalho que realizamos com a presença das duas Confederações -CONTAC e CNTA- junto com a Rel-UITA, foi um passo importante. Mantivemos uma discussão aberta e as duas Confederações adotaram uma posição clara sobre o que deve ocorrer no Brasil.

 

Um desafio a ser enfrentado na Unilever é que existem dois setores fortes que são o de alimentos e o de químicos, cujas importâncias são mais ou menos equivalentes, mas no Brasil, no entanto, não há unidade entre eles. Devemos pensar em organizar os trabalhadores por empresa, sejam elas de alimentação ou de produtos químicos e, portanto, temos que trabalhar com todos os sindicatos desta transnacional e mostrar que a empresa é uma só.

 

-Não será simples conseguir isso…

-É uma tarefa árdua, mas a Rel-UITA tem uma grande experiência acumulada neste tipo de trabalho. Nossa Internacional avançou muito na América Latina, incrementou as filiações e a credibilidade da UITA ajuda muito na construção coletiva das organizações regionais por empresa, como nos casos da Coca-Cola e da Nestlé.

 

-Como está o diálogo entre as diversas correntes sindicais que atuam neste setor?

-Esta reunião mostra avanços. Estamos notando uma clara distensão entre as centrais; as Confederações, que antes tinham dificuldades para dialogar, já as superaram. Este é um trabalho realizado pela UITA, que hoje tem a satisfação de ver todas as suas organizações filiadas sentadas na mesma mesa, discutindo os temas abertamente, sem aquele jogo de querer ganhar sempre, cada um puxando para o seu lado. Estamos avançando em passos rápidos e, talvez em um futuro não muito longe, tenhamos uma única Confederação da Alimentação no Brasil.

Estamos avançando em passos rápidos e, talvez em um futuro não muito longe, tenhamos uma única Confederação da Alimentação no Brasil.

 

-Por outro lado, como estão avançando os trabalhos na Coca-Cola?

-A Coca-Cola tem 19 franquias e mais de 20 sindicatos a nível nacional. Agora devemos planejar uma ação frente à Coca-Cola do Brasil e também nos vincularmos organicamente ao movimento internacional, junto com a Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC). No final de maio estaremos realizando um encontro nacional, onde será designado o Coordenador que representará o Brasil na Federação e elaboraremos a agenda de trabalho.

 

Nós da CONTAC avaliamos muito positivamente o trabalho da FELATRAC. Continuamos convencidos de que esta nova modalidade organizacional é a maior conquista da Rel-UITA, que tem impulsionado esta ideia. Temos muita capacidade instalada na Argentina, na Guatemala e no Uruguai, muita experiência a ser socializada. Além disso, a eleição de Raúl Álvarez como presidente da FELATRAC, foi outro grande acerto.

En São Paulo, Carlos Amorín

Rel-UITA

2 de abril de 2009

 

 

 

artículos relacionados 

24-3-2009   Brasil - Unilever
Una estrategia común para enfrentar a Unilever
Con Artur Bueno de Camargo

Rel-UITA |  Carlos Amorín
19-3-2009 Brasil - Unilever
Trabajar en unidad y con propuestas concretas
Con Neuza Barbosa de Lima

Rel-UITA | Carlos Amorín

 

Más Información y Galería Fotográfica

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905