compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Brasil

 

 

Com Daniel Constantino

Os atropelos da AmBev

 

No final de fevereiro, a transnacional belgo–brasileira InBev, fechou sua fábrica no município de Mogi Mirim, localizado a 160 quilômetros de São Paulo. Em consequência, mais de 160 trabalhadores ficaram na rua da noite para o dia. Sirel conversou com Daniel Constantino, presidente do Sindicato de Trabalhadores da Alimentação de Mogi Mirim, quem comentou as medidas que vêm sendo tomadas e as perspectivas para os trabalhadores despedidos.

 

-Como está a situação dos trabalhadores da AmBev de Mogi Mirim?

-Tivemos uma reunião com o prefeito do município, para solicitar a sua intervenção nesta situação do fechamento da fábrica da AmBev, mas não obtivemos nenhum resultado positivo. O prefeito lavou as mãos, argumentando que a fábrica está na área central do município e que não pode incentivar sua reabertura, o que não diminuiu, em nada, as nossas tentativas para que a fábrica volte a produzir.

 

-Que outras ações o sindicato adotou?

-Fizemos uma denúncia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que é o órgão que regula os monopólios no Brasil. Quando, há dois anos, a AmBev comprou a fábrica da Cintra em Mogi Mirim, o fez para eliminar a concorrência. Daí é que, agora, não têm a menor consideração com os 166 trabalhadores que colocou na rua da noite para o dia. Os diretores da transnacional disseram que a fábrica permanecerá fechada, que não será vendida a nenhuma outra empresa. Também fizemos denúncias através da mídia e estamos permanentemente difundindo esses atropelos da AmBev.

 

-Como está o ânimo dos trabalhadores?

-Os companheiros estão muito decepcionados e desmotivados, já não acreditam em uma reabertura, não acreditam que a AmBev vá retroceder. De todas as formas, estamos aguardando o pronunciamento dos órgãos competentes neste caso.

 

-Quais são as perspectivas então?

-Através das denúncias mencionadas, tentamos fazer com que a fábrica continue em funcionamento, não com a AmBev, mas sim com outros capitais. Pode-se dizer que este é nosso principal objetivo neste momento. 

    

En Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

20 de marzo de 2009

 

 

 

Fotografias: Mobilizações na AmBev | 2008,  Assembléia na AmBev | Jacareí

                      (Anderson "Batata" Bernardes e Gerardo Iglesias)

 

artículos relacionados

6-3-2009   Brasil   Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS 
Transnacional de la traición
AmBev cierra una planta y deja en la calle a 166 trabajadores

Rel-UITA | Carlos Amorín

12-11-2007   Brasil
Buen tercer trimestre para AmBev
Registró un crecimiento del beneficio neto del 21,3 por ciento |
Rel-UITA | EFE

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905