Brasil

 

Aracruz Celulose

Tupiniquins e Guaranis vão a Brasília lutar pela posse de terras em território capixaba


Os índios Tupiniquins e Guaranis das aldeias de Comboios, Boa Esperança, Pau Brasil e Caeiras Velhas, localizadas no município de Aracruz, no Norte do Estado, vão a Brasília, nesta segunda-feira, solicitar à Funai informações sobre o processo de contestação da Aracruz Celulose que trata da posse de terras.

Os caciques das quatro aldeias, além de outros membros da Comissão de Caciques Tupiniquins e Guaranis, devem se reunir com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para analisar os pedidos de contestação feitos pela Aracruz.

artículo

recomendado

 

Brasil   7-07-2006

Los quilombolas y la Aracruz Celulosa
 

Grupo Guayubira

y Rel-UITA

 

Os índios vão se encontrar, ainda, com a deputada federal Iriny Lopes (PT/ES) para, segundo o cacique da aldeia Boa Esperança, Antônio Carvalho, articular com mais autoridades a luta pelas terras. O cacique afirmou que "as contestações feitas pela empresa não têm fundamentos".

Na última quarta-feira, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República de São Mateus, ajuizou uma ação civil pública pedindo a condenação da União por danos morais coletivos causados às comunidades indígenas de Aracruz, durante a operação de reintegração de posse em favor da Aracruz Celulose, em janeiro deste ano. Na ocasião, 13 índios ficaram feridos em um confronto com a Polícia Federal durante cumprimento de dois mandados judiciais.

Por Kamila Rangel

Tomado de Gazeta OnLine

10 de julho de 2006

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905