Brasil

Saúde e Segurança na Agricultura

 

José Genoíno defende aprovação

da Convenção 184 da OIT na Câmara 

 

"Agora cabe a nós, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, aprovarmos o projeto de decreto legislativo 2.351 de 2006, referente à Convenção 184 da OIT de Saúde e Segurança na Agricultura, demonstrando que queremos que o Brasil seja referência mundial não apenas na produção de açúcar, álcool e bioenergia, mas também no respeito aos trabalhadores e trabalhadoras rurais". Assim terminou o discurso do deputado José Genoíno (PT-SP), na quinta-feira (31) na Câmara.

Quem trabalha para o agronegócio enfrenta uma dura realidade, recebendo apenas migalhas da riqueza gerada pelo aumento da produção.

 

O discurso tratou das relações de trabalho na área rural, frente ao aumento do agronegócio no Brasil. Segundo o deputado, o setor canavieiro causa espanto e preocupação à sociedade brasileira. "Nesse setor, homens e mulheres trabalham à exaustão, devido ao sistema de remuneração por produção e aos vícios da conversão feita nas balanças que não é controlada pelos trabalhadores", disse Genoíno. Ele ressaltou que quem trabalha para o agronegócio enfrenta uma dura realidade, recebendo apenas migalhas da riqueza gerada pelo aumento da produção. "

 

O deputado defendeu que a aprovação da Convenção 184 da OIT será um sinal da preocupação do próprio agronegócio com as condições de vida dos seus empregados e empregadas. "Essa será uma importante ferramenta para a derrubada de barreiras internacionais que são discutidas em virtude do desrespeito com os direitos humanos e o meio ambiente", disse.

Emmanuelle Nunes

Agência CONTAG de Notícias

5 de junho de 2007

artículo relacionado

5-6-2007   Brasil

Canavieiros paralisam sete usinas e exigem melhores condições de trabalho

Assessoria de Comunicação FETAEG

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905